Escola de teatro é novo ponto de encontro entre profissionais e amantes das artes em Conquista
Por Karina Costa - 17 de agosto de 2023
A partir deste mês, diversas atividades serão realizadas no local, incluindo ações voltadas para a comunidade LGBTQIA+.
Na Rua Sifredo Pedral Sampaio, nº 147A, duas portas repletas de cores são a entrada para a Escola de Teatro Com Todas as Letras, em Vitória da Conquista, no Centro. Além de ser um lugar para aprendizados sobre o fazer teatral, o ambiente surge como um ponto de encontro entre profissionais e amantes das artes, em especial das artes cênicas. A partir deste mês, diversas atividades serão realizadas no espaço, entre elas ações voltadas para a comunidade LGBTQIA+.
O projeto é idealizado e coordenado por Luiz D’Luzia, ator, professor e ativista, graduado em Artes Cênicas pela Universidade de Brasília (UnB). Ele também é membro do Conselho Municipal da Diversidade Sexual e de Gênero (CMDSG) e um dos fundadores do Vagalumes – Núcleo de Atenção à Comunidade LGBTQIA+ de Vitória da Conquista.
A inauguração oficial da escola acontecerá no dia 15 de setembro (sexta-feira), a partir das 18h, com apresentações do Coletivo Labor, um grupo de teatro popular coordenado pelo ator e diretor, Eduardo Nunes, que atua como consultor artístico da Com Todas As Letras e será também professor da casa. Mas antes desse evento, em 30 de agosto (quarta-feira), às 19h, será realizada uma roda de conversa sobre orgulho e visibilidade de pessoas LGBTQIA+.
Literatura, cinema e teatro
As rodas de conversa e outras atividades serão regulares na Com Todas as Letras. Mensalmente, às quartas-feiras, o espaço irá sediar encontros de um clube de leituras, abordando obras com temática LGBTQIA+. A primeira reunião será no dia 6 de setembro, com um debate em torno do livro “Orlando”, da escritora inglesa Virginia Woolf.
Na 2ª quinta-feira de cada mês, acontecerá ainda uma sessão de cinema, com mediação, debate e exibição de obras de interesse de atores/atrizes e estudantes de teatro, além de produções com temas mais amplos, com curadoria de Luiz D’Luzia e Eduardo Nunes.
Além disso, até o dia 14 de setembro, a escola receberá inscrições para o Núcleo Permanente de Pesquisa e Estudos em Teatro Com Todas As Letras, que deverá conter no máximo 10 participantes. O grupo será coordenado por Luiz e Eduardo e, a cada seis meses, os integrantes trabalharão com uma temática para a produção de um resultado artístico a ser apresentado no final desse período.
As turmas regulares para aulas de teatro ainda serão formadas para os mais diversos públicos, em horários a serem definidos. Mas as pessoas interessadas em participar já podem entrar em contato, através do número (77) 98106-6990 ou da página no Instagram (@comtodasasletrasvc).
Todas as atividades programadas, com exceção do núcleo de pesquisa, serão abertas ao público. Aqueles e aquelas com interesse em realizar alguma atividade na Escola de Teatro Com Todas as Letras podem contribuir voluntariamente para a manutenção do espaço, que funcionará de segunda a sábado.
Fotos da capa: Luiz D’Luzia.
IMPORTANTE! Contamos com seu apoio para continuar produzindo jornalismo local de qualidade no interior baiano. Doe para o Conquista Repórter através da chave PIX 77999214805. Os recursos arrecadados são utilizados, principalmente, para custos com manutenção, segurança e hospedagem do site, deslocamento para apurações, entre outras despesas operacionais. Você pode nos ajudar hoje?
Foram doações dos nossos leitores e leitoras, por exemplo, que nos ajudaram a manter o site no ar em 2023, após sofrermos um ataque hacker. Faça parte dessa corrente de solidariedade e contribua para que o nosso trabalho em defesa dos direitos humanos e da democracia no âmbito regional sobreviva e se fortaleça! Clique aqui para saber mais.