Em Vitória da Conquista, 30º Grito dos Excluídos e Excluídas vai às ruas no 7 de setembro
Por Lays Macedo - 6 de setembro de 2024
Concentração para o ato acontecerá em frente ao Centro de Atenção Psicossocial - CAPS II, no Centro, a partir das 10h. Em 2024, o movimento se reúne especialmente em prol das famílias refugiadas venezuelanas.
Há 30 anos, entidades sindicais e movimentos sociais vão às ruas com o chamado “Grito dos Excluídos e Excluídas”, uma mobilização nacional que integra o tradicional desfile do 7 de setembro. Em Vitória da Conquista, o movimento é organizado anualmente pelo Fórum Sindical e Popular. No próximo sábado, 7, Dia da Independência do Brasil, a concentração para o ato acontecerá em frente ao Centro de Atenção Psicossocial – CAPS II, entre as avenidas Régis Pacheco e Integração, no Centro, a partir das 10h.
“Nos organizamos, principalmente, para dar voz a questões que envolvem a violência contra o indígena, a mulher, o negro, a comunidade LGBT, o povo do campo, contra pessoas em situação de rua. Levaremos para as ruas, também, o genocídio do povo palestino e todo o sofrimento das pessoas que vieram da Venezuela em busca de uma vida mais digna em Conquista”, destaca a ativista social e uma das organizadoras da marcha no município, Gilvanda Oliveira.
Desde 1995, o “Grito dos Excluídos e Excluídas” chama a atenção da sociedade para a marginalização de grupos sociais que sofrem cotidianamente diversas formas de opressão, desde o racismo até a violência imposta pelo próprio Estado. Este ano, em Vitória da Conquista, o movimento se reúne especialmente em prol das famílias refugiadas venezuelanas que, na cidade, enfrentam insegurança alimentar, a falta de moradia digna e de outras condições básicas para a sobrevivência.
A mobilização nacional surgiu como contraponto ao suposto grito de independência proclamado por Dom Pedro I, que teria rompido a submissão do Brasil ao país colonizador, Portugal. Desde então, o ato representa a resistência da classe trabalhadora e a luta por justiça social. Em todo o país, mais de 40 marchas serão realizadas com o lema “Todas as formas de vida importam. Mas quem se importa?”.
IMPORTANTE! Contamos com seu apoio para continuar produzindo jornalismo local de qualidade no interior baiano. Doe para o Conquista Repórter através da chave PIX 77999214805. Os recursos arrecadados são utilizados, principalmente, para custos com manutenção, segurança e hospedagem do site, deslocamento para apurações, entre outras despesas operacionais. Você pode nos ajudar hoje?
Foram doações dos nossos leitores e leitoras, por exemplo, que nos ajudaram a manter o site no ar em 2023, após sofrermos um ataque hacker. Faça parte dessa corrente de solidariedade e contribua para que o nosso trabalho em defesa dos direitos humanos e da democracia no âmbito regional sobreviva e se fortaleça! Clique aqui para saber mais.