Covid-19: novo critério para distribuição de vacinas na Bahia deve agilizar imunização em Conquista
Por Afonso Ribas - 19 de agosto de 2021
Estado receberá mais 714 mil doses nesta sexta-feira, 20; Um quinto da remessa será distribuído como fator de correção para municípios que ainda não chegaram à faixa abaixo dos 25 anos

Após muitas cobranças e questionamentos de moradores de municípios baianos nos quais a vacinação contra a covid-19 ainda não alcançou a população com idade inferior aos 30 anos, a Comissão Intergestores Bipartites (CIB) decidiu alterar o critério de distribuição de imunizantes na Bahia, em reunião realizada nesta quinta-feira, 19.
A decisão vale, exclusivamente, para as duas novas remessas de vacinas que chegam ao estado nesta sexta-feira, 20. Juntas, elas somam 714 mil doses, das quais 20% serão destinadas às cidades que ainda não vacinaram pessoas com 25 anos ou menos, como é o caso de Vitória da Conquista. O restante (80%) continuará sendo distribuído conforme o critério populacional que já vinha sendo adotado.
A primeira remessa, com 362.700 imunizantes da Pfizer/BioNTech, chegará em um voo programado para pousar no aeroporto de Salvador, às 9h40. Já a segunda carga, com 351.300 vacinas de Coronavac, tem previsão de chegada às 15h. A distribuição começará a ser feita ainda amanhã.
“A ideia é que todos os municípios possam avançar ainda mais com a cobertura vacinal de forma equitativa na faixa etária”, explicou a diretora da Vigilância Epidemiológica da Bahia, Márcia São Pedro.
Outra definição acordada na reunião da CIB é que os municípios que já estão concluindo a cobertura vacinal, e não necessitam de mais doses, façam a devolução dos imunizantes para que haja o remanejamento para aqueles em condição inversa.
Segundo levantamento da Coordenação Estadual de Imunização, até esta quinta-feira,19, 139 cidades baianas ainda não tinham alcançado a vacinação de pessoas menores de 25 anos, enquanto que outros 128 já estavam imunizando as pessoas com 18 anos ou mais.
Vitória da Conquista faz parte do primeiro grupo. Nesta sexta-feira, 20, a Prefeitura Municipal irá aplicar a 1ª dose da vacina em pessoas com 30 anos ou mais, além de gestantes, lactantes e puérperas com idade igual ou superior aos 18.
A cidade será beneficiada com o novo critério de distribuição de imunizantes adotado pela CIB e, com o recebimento de um quantitativo maior de doses, tem a chance de realizar ações que vem sendo bastante cobradas pela população ultimamente, como mutirões, ampliação do horário de vacinação e aplicação no final de semana.
*Com informações e foto da Ascom/Sesab.
IMPORTANTE! Contamos com seu apoio para continuar produzindo jornalismo local de qualidade no interior baiano. Doe para o Conquista Repórter através da chave PIX 77999214805. Os recursos arrecadados são utilizados, principalmente, para custos com manutenção, segurança e hospedagem do site, deslocamento para apurações, entre outras despesas operacionais. Você pode nos ajudar hoje?
Foram doações dos nossos leitores e leitoras, por exemplo, que nos ajudaram a manter o site no ar em 2023, após sofrermos um ataque hacker. Faça parte dessa corrente de solidariedade e contribua para que o nosso trabalho em defesa dos direitos humanos e da democracia no âmbito regional sobreviva e se fortaleça! Clique aqui para saber mais.