Covid-19: conquistenses questionam atraso da vacinação e cobram esclarecimentos da Prefeitura

Por - 9 de agosto de 2021

Enquanto diversas outras cidades baianas já estão aplicando a 1º dose em pessoas com menos de 30 anos, vacinação em Conquista segue parada na faixa dos 36; Internautas pedem que o Ministério Público investigue a situação

Feira de Santana, Salvador, Itabuna, Itapetinga, Ilhéus. Essas são apenas algumas das cidades baianas que já estão aplicando a 1º dose da vacina contra a covid-19 em pessoas com menos de 30 anos. Enquanto isso, as cobranças e reclamações quanto ao andamento da vacinação em Vitória da Conquista – que segue parada na faixa dos 36 – se multiplicam nas redes sociais, especialmente no Twitter e nos comentários das publicações do perfil oficial da Prefeitura no Instagram.

“A situação da vacinação na cidade é VERGONHOSA (…). Depois de mais de um ano em quarentena, além de todas as tristezas trazidas pela pandemia, a sensação de descaso com a população é grande”, escreveu um internauta no Twitter. Em uma thread, ele expôs o fato de que a Bahia recebeu na sexta-feira, 6, e no sábado, 7, duas novas remessas de vacinas que, juntas, somam mais de 537 mil doses.

“As vacinas serão conferidas pela equipe da coordenação de imunização da Secretaria da Saúde do Estado e devem começar a ser enviadas para as regionais de saúde, de onde serão encaminhadas para os municípios neste sábado”, diz a matéria publicada no site do Governo do Estado. Apesar disso, após imunizar a população com 36 anos ou mais na sexta-feira, 6, a Prefeitura Municipal de Conquista suspendeu a vacinação no fim de semana e retomou apenas a aplicação da 2ª dose nesta segunda-feira, 9.

Vários conquistenses, então, se queixaram do atraso no cronograma de imunização conquistense, se comparado a outras cidades do interior e da região metropolitana do estado. Alguns pedem, inclusive, que o Ministério Público da Bahia investigue a situação. “Não é possível uma vacinação tão horrorosa assim. Deveriam abrir um processo de investigação no Ministério Público contra a PMVC. Com certeza essa vacinação é carente de qualquer lisura legal e transparência pública”, disse um usuário do Instagram.

“Por que não aplicaram as vacinas que chegaram à Bahia? Não vão dar nenhuma explicação à população? (…) Onde está esse governo para pessoas que vocês tanto pregam? (…) Temos pressa e precisamos salvar vidas! E não adianta manter tudo aberto e não vacinar as pessoas. A variante Delta está chegando com força e, se não houver imunização em massa, a situação pode piorar e muito”, questionou outra usuária.

Após os questionamentos recorrentes, a Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) respondeu alguns comentários em posts da Prefeitura no Instagram, informando que, “apesar do Estado ter recebido vacinas neste fim de semana, a distribuição só está sendo feita aos municípios nesta segunda-feira, 9”.

Ainda de acordo com a Secom, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) recebeu uma nova remessa de vacinas hoje, 9, e amanhã, 10, tem aplicação da 1ª dose para pessoas com 36 e 35 anos. “É uma vergonha a terceira maior cidade da Bahia estar tão atrasada, enquanto que Feira e Salvador já estão bem mais adiantadas. Alguma coisa errada está acontecendo”, comentou um conquistense também no Instagram.

Na semana passada, o Conquista Repórter denunciou a aplicação de vacinas em estudantes do curso de Psicologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), grupo que não estava incluso no cronograma oficial de imunização divulgado pela Prefeitura, o que suscitou novos questionamentos da população. Até o momento, o município já vacinou 64,3% dos moradores com 18 anos ou mais com a 1ª dose. A porcentagem de pessoas com a imunização completa chegou a 30,98%.

Vacinômetro divulgado nesta segunda, 9, pela Secom, nas redes oficiais da Prefeitura. Reprodução: Instagram.

Nesta segunda, 9, o Governo da Bahia anunciou o recebimento de mais 318.080 doses de vacina até amanhã, 10.  A primeira remessa, com 102.800 imunizantes da Coronavac, chegou ao aeroporto de Salvador às 9h25 da manhã de hoje. Já a segunda remessa, com 215.280 doses da Pfizer BioNTech, está prevista para chegar nesta terça, 10, em um voo programado para aterrissar às 9h35. 

Foto de capa: Secom PMVC.

Gosta do nosso trabalho? Então considere apoiar o Conquista Repórter. Doe qualquer valor pela chave PIX 77999214805 ou assine a nossa campanha de financiamento coletivo no Catarse. Assim, você nos ajuda a fortalecer o jornalismo independente que Vitória da Conquista precisa e merece!

Uma resposta para “Covid-19: conquistenses questionam atraso da vacinação e cobram esclarecimentos da Prefeitura”

  1. Péricles Braga de Andrade disse:

    TALVEZ… Fosse interessante buscar, em nível nacional, uma CONTUNDENTE DIVULGAÇAO, através de matérias que SUGERISSEM, de forma INDIRETAMENTE CLARA, uma atitude de, DESLEIXO por parte dos órgãos responsaveis pela execução do PLANO NACIONAL DE IMUNIZAÇÃO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • some
  • Somos uma organização de mídia independente que produz jornalismo local em defesa dos direitos humanos e da democracia no sertão baiano.
  • Apoie

© 2021-2024 | Conquista Repórter. Todos os direitos reservados.