Covid-19: conquistenses questionam atraso da vacinação e cobram esclarecimentos da Prefeitura
Por Afonso Ribas - 9 de agosto de 2021
Enquanto diversas outras cidades baianas já estão aplicando a 1º dose em pessoas com menos de 30 anos, vacinação em Conquista segue parada na faixa dos 36; Internautas pedem que o Ministério Público investigue a situação
Feira de Santana, Salvador, Itabuna, Itapetinga, Ilhéus. Essas são apenas algumas das cidades baianas que já estão aplicando a 1º dose da vacina contra a covid-19 em pessoas com menos de 30 anos. Enquanto isso, as cobranças e reclamações quanto ao andamento da vacinação em Vitória da Conquista – que segue parada na faixa dos 36 – se multiplicam nas redes sociais, especialmente no Twitter e nos comentários das publicações do perfil oficial da Prefeitura no Instagram.
“A situação da vacinação na cidade é VERGONHOSA (…). Depois de mais de um ano em quarentena, além de todas as tristezas trazidas pela pandemia, a sensação de descaso com a população é grande”, escreveu um internauta no Twitter. Em uma thread, ele expôs o fato de que a Bahia recebeu na sexta-feira, 6, e no sábado, 7, duas novas remessas de vacinas que, juntas, somam mais de 537 mil doses.
“As vacinas serão conferidas pela equipe da coordenação de imunização da Secretaria da Saúde do Estado e devem começar a ser enviadas para as regionais de saúde, de onde serão encaminhadas para os municípios neste sábado”, diz a matéria publicada no site do Governo do Estado. Apesar disso, após imunizar a população com 36 anos ou mais na sexta-feira, 6, a Prefeitura Municipal de Conquista suspendeu a vacinação no fim de semana e retomou apenas a aplicação da 2ª dose nesta segunda-feira, 9.
Vários conquistenses, então, se queixaram do atraso no cronograma de imunização conquistense, se comparado a outras cidades do interior e da região metropolitana do estado. Alguns pedem, inclusive, que o Ministério Público da Bahia investigue a situação. “Não é possível uma vacinação tão horrorosa assim. Deveriam abrir um processo de investigação no Ministério Público contra a PMVC. Com certeza essa vacinação é carente de qualquer lisura legal e transparência pública”, disse um usuário do Instagram.
“Por que não aplicaram as vacinas que chegaram à Bahia? Não vão dar nenhuma explicação à população? (…) Onde está esse governo para pessoas que vocês tanto pregam? (…) Temos pressa e precisamos salvar vidas! E não adianta manter tudo aberto e não vacinar as pessoas. A variante Delta está chegando com força e, se não houver imunização em massa, a situação pode piorar e muito”, questionou outra usuária.
Após os questionamentos recorrentes, a Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) respondeu alguns comentários em posts da Prefeitura no Instagram, informando que, “apesar do Estado ter recebido vacinas neste fim de semana, a distribuição só está sendo feita aos municípios nesta segunda-feira, 9”.
Ainda de acordo com a Secom, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) recebeu uma nova remessa de vacinas hoje, 9, e amanhã, 10, tem aplicação da 1ª dose para pessoas com 36 e 35 anos. “É uma vergonha a terceira maior cidade da Bahia estar tão atrasada, enquanto que Feira e Salvador já estão bem mais adiantadas. Alguma coisa errada está acontecendo”, comentou um conquistense também no Instagram.
Na semana passada, o Conquista Repórter denunciou a aplicação de vacinas em estudantes do curso de Psicologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), grupo que não estava incluso no cronograma oficial de imunização divulgado pela Prefeitura, o que suscitou novos questionamentos da população. Até o momento, o município já vacinou 64,3% dos moradores com 18 anos ou mais com a 1ª dose. A porcentagem de pessoas com a imunização completa chegou a 30,98%.
Nesta segunda, 9, o Governo da Bahia anunciou o recebimento de mais 318.080 doses de vacina até amanhã, 10. A primeira remessa, com 102.800 imunizantes da Coronavac, chegou ao aeroporto de Salvador às 9h25 da manhã de hoje. Já a segunda remessa, com 215.280 doses da Pfizer BioNTech, está prevista para chegar nesta terça, 10, em um voo programado para aterrissar às 9h35.
Foto de capa: Secom PMVC.
IMPORTANTE! Contamos com seu apoio para continuar produzindo jornalismo local de qualidade no interior baiano. Doe para o Conquista Repórter através da chave PIX 77999214805. Os recursos arrecadados são utilizados, principalmente, para custos com manutenção, segurança e hospedagem do site, deslocamento para apurações, entre outras despesas operacionais. Você pode nos ajudar hoje?
Foram doações dos nossos leitores e leitoras, por exemplo, que nos ajudaram a manter o site no ar em 2023, após sofrermos um ataque hacker. Faça parte dessa corrente de solidariedade e contribua para que o nosso trabalho em defesa dos direitos humanos e da democracia no âmbito regional sobreviva e se fortaleça! Clique aqui para saber mais.