Companhia Operakata representa Vitória da Conquista em mostra do Prêmio Braskem de Teatro

Por - 21 de agosto de 2023

O espetáculo "Adelino" é um dos 12 selecionados para a Mostra Interior em Cena, que este ano faz parte da premiação. No próximo sábado, 26, a peça será apresentada em Salvador.

Com 20 anos de atividades ininterruptas, a Companhia Operakata de Teatro participa neste mês da Mostra Interior em Cena, que faz parte da 29ª edição do Prêmio Braskem de Teatro, a principal premiação das artes cênicas do estado da Bahia. Como representante de Vitória da Conquista, o grupo apresenta o espetáculo “Adelino”, em Salvador, no próximo sábado, 26. Ao final da mostra, as montagens selecionadas poderão concorrer a todas as categorias do prêmio.

No total, foram 33 produções inscritas na etapa classificatória da Mostra Interior em Cena, mas apenas 12 foram escolhidas, incluindo o trabalho da Operakata. “Enquanto artistas das artes cênicas, vivenciamos uma realidade muito árida de políticas públicas para a cultura na Bahia e, principalmente, no interior. Levando em consideração esse cenário, ser selecionado é uma grande alegria e de suma importância, pois isso vem como uma porta que se abre para o interior mostrar seu potencial”, conta Kétia Damasceno, produtora executiva da companhia de teatro.

Essa não é a primeira vez que a Operakata está entre os grupos participantes do Prêmio Braskem, uma realização da Caderno 2 Produções, com patrocínio da Braskem e do Governo do Estado da Bahia. Em 2015, o espetáculo “O Circo de Soleinildo” foi uma das produções indicadas. No ano de 2017, “Pariré” recebeu a honraria. Ambos os trabalhos cumpriram temporadas em Vitória da Conquista, entre 2018 e 2019.

Desta vez, os artistas mostram ao público uma peça infantojuvenil, que é resultado de pesquisa cênica do teatro mudo, de elementos do clown (palhaço, em inglês), de construção cenográfica e inserção de elementos do audiovisual.

https://www.instagram.com/p/CuuOh-IAQXk/?igshid=MzRlODBiNWFlZA==

“Adelino” e a arte da Operakata

Com autoria e direção de Gilsérgio Botelho, “Adelino” conta a história de Aloísio, que ao se mudar para uma nova casa, descobre que nem todos os antigos moradores partiram. Assim, a quebra do seu cotidiano desperta novas possibilidades de se reinventar. Trata-se de uma narrativa sobre amizade e acolhimento, que envolve um homem solitário, uma casa temperamental e Adelino, que dá nome ao espetáculo.

Em 26 de agosto (sábado), o elenco, formado por Henrique Tavares, Kécia Prado e Ricardo Fraga, estarão no palco do SESI Casa Branca, em Salvador, com uma apresentação às 16h e outra às 19h. Na plateia, além dos amantes do teatro em geral, irão assistir à peça as pessoas que compõem a comissão julgadora do Prêmio Braskem. É a partir dessa avaliação que surgirão os indicados e indicadas às diversas categorias da premiação, cuja cerimônia ocorre no Teatro Castro Alves ainda este ano.

“Adelino” completa a trilogia da pesquisa e resultado cênico que teve início com “O Circo de Soleinildo” e “Pariré”, produções que utilizam técnicas circenses e do teatro mudo. Em breve o espetáculo deve estrear em Vitória da Conquista, com data e local de apresentação a serem definidos.

Desde 2003, a Companhia Operakata desenvolve suas atividades em uma sede batizada de Espaço Quixotesco, em Conquista. Com espetáculos autorais, o grupo vem participando de festivais nacionais e internacionais, a partir dos quais tem recebido o reconhecimento do público e da crítica especializada.

Foto de capa: Erica Daniela.

Gosta do nosso trabalho? Então considere apoiar o Conquista Repórter. Doe qualquer valor pela chave PIX 77999214805 ou assine a nossa campanha de financiamento coletivo no Catarse. Assim, você nos ajuda a fortalecer o jornalismo independente que Vitória da Conquista precisa e merece!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • some
  • Somos uma organização de mídia independente que produz jornalismo local em defesa dos direitos humanos e da democracia no sertão baiano.
  • Apoie

© 2021-2024 | Conquista Repórter. Todos os direitos reservados.