Encontro marca a retomada de núcleo do Movimento Negro Unificado em Vitória da Conquista
Por Maria Eduarda Leite - 10 de junho de 2025
Evento será no próximo sábado, 14, no Centro de Educação e Cultura Ernestina Maria de Souza, no bairro Miro Cairo.
Com mais de 45 anos de história no Brasil, o Movimento Negro Unificado (MNU) é uma organização pioneira na luta antirracista. Com uma trajetória de mobilização em defesa do povo negro e contra o racismo estrutural, a entidade está presente em todo o país. Em Vitória da Conquista, um evento que acontecerá no sábado, 14, marca a busca pela reativação do núcleo municipal do MNU.
A atividade ocorrerá no Centro de Educação e Cultura Ernestina Maria de Souza, localizado no bairro Miro Cairo, a partir das 13h30. Com o tema “Por uma Vitória da Conquista Antirracista: Organização, Memória e Luta Coletiva”, a ação propõe um espaço de diálogo, articulação e escuta entre militantes, estudantes, lideranças comunitárias e demais interessados na promoção da justiça social.
A proposta é estimular a participação popular e fortalecer a luta por políticas públicas para o povo negro. Durante o evento, os participantes poderão conhecer a história do MNU na Bahia, debater a conjuntura política local, colaborar na construção de estratégias coletivas de enfrentamento ao racismo estrutural na região e definir os próximos passos rumo à eleição da coordenação municipal da entidade.
Segundo Letícia Figueredo, professora, artista e militante do MNU-BA, o fortalecimento da organização popular é fundamental diante das desigualdades raciais ainda presentes na sociedade. “As retomadas e insurgências são sempre necessárias porque a luta por equidade racial não pode e não deve parar. Se o povo negro não organizar sua revolta, […] continuaremos sendo violados pela ausência de direitos fundamentais como educação, saúde, moradia e alimentação”, afirma.
Outros dois eventos marcaram a mobilização do povo negro em Vitória da Conquista no primeiro semestre de 2025. No dia 6 de maio, foi empossada a nova gestão do Conselho Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Comppir) para o biênio 2025-2027. Já no início deste mês, foi realizada a 4ª Conferência Municipal de Igualdade Racial após mais de dez anos desde a última edição.
As pessoas interessadas em conhecer e fazer parte da retomada do MNU em Vitória da Conquista podem se inscrever no evento de sábado, 14, por meio de um formulário online. A entrada é gratuita.
IMPORTANTE! Contamos com seu apoio para continuar produzindo jornalismo local de qualidade no interior baiano. Doe para o Conquista Repórter através da chave PIX 77999214805. Os recursos arrecadados são utilizados, principalmente, para custos com manutenção, segurança e hospedagem do site, deslocamento para apurações, entre outras despesas operacionais. Você pode nos ajudar hoje?
Foram doações dos nossos leitores e leitoras, por exemplo, que nos ajudaram a manter o site no ar em 2023, após sofrermos um ataque hacker. Faça parte dessa corrente de solidariedade e contribua para que o nosso trabalho em defesa dos direitos humanos e da democracia no âmbito regional sobreviva e se fortaleça! Clique aqui para saber mais.
