7ª Parada do Orgulho LGBTQIAPN+ acontece neste domingo, 25, em Vitória da Conquista

Por - 23 de agosto de 2024

Organizado pelo Grupo Safo de Mulheres Lésbicas e Bissexuais, o ato terá concentração na Praça do Gil, no bairro Recreio, a partir das 13h. Programação contará com apresentações musicais e performances artísticas.

Pixabay

No próximo domingo, 25, a cidade de Vitória da Conquista receberá a 7ª Parada do Orgulho LGBTQIAPN+, organizada pelo Grupo Safo de Mulheres Lésbicas e Bissexuais com o apoio de outras entidades. Com concentração a partir das 13h na Praça do Gil, no bairro Recreio, o ato irá percorrer as avenidas Vivaldo Mendes, Rosa Cruz, Olívia Flores, Brasil e se encerrar no Bosque da Paquera. Durante a caminhada, serão realizadas apresentações musicais e diferentes performances artísticas.

A última edição do evento ocorreu em 2015. Segundo as idealizadoras, nos anos subsequentes, não foi possível dialogar com a Prefeitura para manter a realização da atividade. “Assim que um governo de direita assumiu, nós percebemos que as pessoas na coordenação só queriam usar o movimento LGBT. Então, decidimos não fazer mais parte de outros eventos, já que também não éramos convidados”, explica Rosilene Santana (Ya Rosa d’Oxum), coordenadora do Grupo Safo.

Desde 2022, a gestão Sheila Lemos (UB), por meio da Coordenação de Políticas LGBT, tem apoiado a Marcha do Orgulho LGBTQIAP+. A ação é organizada por um grupo de mesmo nome e, geralmente, integra a programação da campanha “Maio da Diversidade”, realizada pelo Executivo Municipal. Em 2024, a terceira edição da marcha ocorreu no dia 1º de julho, na zona oeste da cidade.

De acordo com Rosilene, este ano o Grupo Safo retoma a Parada do Orgulho com o apoio do Governo do Estado e de outras organizações da sociedade civil, como a Associação de Educadoras e Educadores Populares da Bahia; Núcleo Vagalumes; Galera da Amizade; Sindicato do Magistério Municipal Público de Vitória da Conquista (SIMMP); Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região; Casarão da Diversidade e Coletivo Finas – movimento social de travestis e transexuais.

Além da celebração nas ruas, a programação incluiu o seminário “Reconstrução dos Direitos LGBTQIAPN+”, que ocorreu na quinta, 22, no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima. O evento foi conduzido por Jeane dos Anjos, da Secretaria de Turismo da Bahia; Danillo Bittencourt, do Conselho Municipal de Diversidade Sexual e de Gênero de Poções; Tifanny Conceição, da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos da Bahia; e Cynthia Cordeiro, da 2ª Vara do Trabalho de Conquista.

“Conquista é uma cidade em que acontecem muitos crimes de homofobia. Quando a gente promove um seminário como esse, estamos dizendo que não somos só um movimento cultural, mas que a população LGBTQIAPN+ do município constrói também espaços para politizar as pessoas”, destaca Rosilene.

IMPORTANTE! Contamos com seu apoio para continuar produzindo jornalismo local de qualidade no interior baiano. Doe para o Conquista Repórter através da chave PIX 77999214805. Os recursos arrecadados são utilizados, principalmente, para custos com manutenção, segurança e hospedagem do site, deslocamento para apurações, entre outras despesas operacionais. Você pode nos ajudar hoje?

Foram doações dos nossos leitores e leitoras, por exemplo, que nos ajudaram a manter o site no ar em 2023, após sofrermos um ataque hacker. Faça parte dessa corrente de solidariedade e contribua para que o nosso trabalho em defesa dos direitos humanos e da democracia no âmbito regional sobreviva e se fortaleça! Clique aqui para saber mais.

  • some
  • Somos uma organização de mídia independente que produz jornalismo local em defesa dos direitos humanos e da democracia no sertão baiano.
  • Apoie

© 2021-2024 | Conquista Repórter. Todos os direitos reservados.