3ª edição da Marcha do Orgulho LGBTQIAP+ de Vitória da Conquista acontece na zona oeste da cidade

Por - 31 de maio de 2024

Evento será realizado neste sábado, 1º de junho, com concentração a partir das 16h, na Praça Mármore Neto, no bairro Brasil. Programação terá DJs, cantoras e performances de drag queens.

O mês de junho começa com a celebração da diversidade sexual e de gênero em Vitória da Conquista. Neste sábado, 1º, será realizada a terceira edição da Marcha do Orgulho LGBTQIAP+, com concentração a partir das 16h, na Praça Mármore Neto, no bairro Brasil. O evento, que este ano tem como tema “Unir, Empoderar, Refletir”, encerra oficialmente a programação da campanha Maio da Diversidade, realizada pela Prefeitura Municipal.

Partindo da concentração, a marcha percorrerá a Avenida Frei Benjamin até o Centro Cultural Glauber Rocha. No destino final, a partir das 18h, acontecerão apresentações artísticas. Entre as atrações confirmadas estão os DJs Lavinsk, Supernova e Cajak e as cantoras Mina e Yanne Lin.

O público também poderá assistir performances das drag queens Dryda, Piettra, Ruby Crystal, Naja Rasor e Pabllo Biitch. Desde 2022, a marcha faz parte do calendário do município, organizada por um grupo liderado por Anderson Rocha, atual coordenador municipal da Juventude de Vitória da Conquista. A novidade deste ano é a realização do evento na zona oeste da cidade.

A celebração no interior baiano acontece no mês em que é comemorado o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAP+, em 28 de junho. A data faz alusão ao período em que ocorreu o episódio conhecido como “Revolta de Stonewall”, em Nova York. Na ocasião, em 1969, um bar frequentado pela comunidade LGBTQIAP+ sofreu violência policial, o que desencadeou uma série de protestos e acabou se tornando um marco histórico relembrado ao redor do mundo.

IMPORTANTE! Contamos com seu apoio para continuar produzindo jornalismo local de qualidade no interior baiano. Doe para o Conquista Repórter através da chave PIX 77999214805. Os recursos arrecadados são utilizados, principalmente, para custos com manutenção, segurança e hospedagem do site, deslocamento para apurações, entre outras despesas operacionais. Você pode nos ajudar hoje?

Foram doações dos nossos leitores e leitoras, por exemplo, que nos ajudaram a manter o site no ar em 2023, após sofrermos um ataque hacker. Faça parte dessa corrente de solidariedade e contribua para que o nosso trabalho em defesa dos direitos humanos e da democracia no âmbito regional sobreviva e se fortaleça! Clique aqui para saber mais.

  • some
  • Somos uma organização de mídia independente que produz jornalismo local em defesa dos direitos humanos e da democracia no sertão baiano.
  • Apoie

© 2021-2024 | Conquista Repórter. Todos os direitos reservados.