3ª edição da Marcha do Orgulho LGBTQIAP+ de Vitória da Conquista acontece na zona oeste da cidade
Por Karina Costa - 31 de maio de 2024 - Cultura
Evento será realizado neste sábado, 1º de junho, com concentração a partir das 16h, na Praça Mármore Neto, no bairro Brasil. Programação terá DJs, cantoras e performances de drag queens.
O mês de junho começa com a celebração da diversidade sexual e de gênero em Vitória da Conquista. Neste sábado, 1º, será realizada a terceira edição da Marcha do Orgulho LGBTQIAP+, com concentração a partir das 16h, na Praça Mármore Neto, no bairro Brasil. O evento, que este ano tem como tema “Unir, Empoderar, Refletir”, encerra oficialmente a programação da campanha Maio da Diversidade, realizada pela Prefeitura Municipal.
Partindo da concentração, a marcha percorrerá a Avenida Frei Benjamin até o Centro Cultural Glauber Rocha. No destino final, a partir das 18h, acontecerão apresentações artísticas. Entre as atrações confirmadas estão os DJs Lavinsk, Supernova e Cajak e as cantoras Mina e Yanne Lin.
O público também poderá assistir performances das drag queens Dryda, Piettra, Ruby Crystal, Naja Rasor e Pabllo Biitch. Desde 2022, a marcha faz parte do calendário do município, organizada por um grupo liderado por Anderson Rocha, atual coordenador municipal da Juventude de Vitória da Conquista. A novidade deste ano é a realização do evento na zona oeste da cidade.
A celebração no interior baiano acontece no mês em que é comemorado o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAP+, em 28 de junho. A data faz alusão ao período em que ocorreu o episódio conhecido como “Revolta de Stonewall”, em Nova York. Na ocasião, em 1969, um bar frequentado pela comunidade LGBTQIAP+ sofreu violência policial, o que desencadeou uma série de protestos e acabou se tornando um marco histórico relembrado ao redor do mundo.
IMPORTANTE! Das periferias às comunidades rurais, seguimos contando histórias que transformam realidades em nosso território. Apoie esse trabalho com uma doação. Chave PIX: [email protected]. Os recursos arrecadados são utilizados, principalmente, para custos com manutenção, segurança e hospedagem do site, deslocamento para apurações, entre outras despesas operacionais. Você pode nos ajudar hoje?
Foram doações dos nossos leitores e leitoras, por exemplo, que nos ajudaram a manter o site no ar em 2023, após sofrermos um ataque hacker. Faça parte dessa corrente de solidariedade e contribua para que o nosso trabalho em defesa dos direitos humanos e da democracia no âmbito regional sobreviva e se fortaleça! Clique aqui para saber mais.
