Com mostras temáticas, 2ª Semana de Projeção REC Conquista celebra o cinema baiano

Por - 3 de março de 2023

O evento contará com mostras de filmes na TV UESB e TV UFMA, além de exibições presenciais e atividades online, até o dia 14 de março. O encerramento terá uma sessão especial para pessoas cegas, surdas e ensurdecidas.

Democratizar o acesso ao cinema produzido em Vitória da Conquista e na região Sudoeste da Bahia. Esse é o principal objetivo da 2ª Semana de Projeção REC Conquista, evento gratuito que acontece entre os dias 6 e 14 de março, em formato híbrido/semipresencial. Ao todo, serão exibidos mais de 30 filmes, através das redes de televisão educativas TV UESB (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia) e TV UFMA (Universidade Federal do Maranhão).

Além disso, a programação conta com exibições presenciais em salas de cinema do interior baiano. “Essa é uma oportunidade de levar a sétima arte para as pequenas cidades”, explica John Henrique, gerente de projetos dos Cinemas Premier, organização parceira do REC Conquista este ano. As sessões acontecem nos municípios de Vitória da Conquista (BA), Planalto (BA), São Luís (MA), Caetité (BA) e Guanambi (BA).** 

Mostras cinematográficas 

Na segunda-feira, 6, a abertura do evento ocorrerá de forma presencial, às 18h, no Povoado do Pradoso, distrito de Vitória da Conquista, um dos locais onde foi gravado o longa-metragem Alice dos Anjos, do diretor executivo da Ato 3 Produções e organizador da 2ª Semana de Projeção, Daniel Leite Almeida.

Após a cerimônia, o filme será exibido para a comunidade, que poderá ver, espelhada em uma tela de cinema, a primeira produção conquistense realizada com recursos do Fundo Setorial do Audiovisual.

Ainda na segunda, a partir das 20h30, será exibida uma seleção de longas e curtas-metragens que faz parte da mostra temática “O Sertão e o Sertanejo”, remetendo aos trabalhos do grande cineasta poçoense Geraldo Sarno, que faria 80 anos na mesma data. 

Alice dos Anjos (2022), por Daniel Leite, será exibido na cerimônia de abertura da 2ª Semana de Projeção REC Conquista. Foto: Divulgação.

Já na terça-feira, 7, será a vez da mostra “Olhares Sobre a Infância”, com uma seleção de filmes de gêneros narrativos que mostram crianças do interior baiano como protagonistas, vivenciando as mais diversas aventuras, capazes de encantar toda a família. 

No dia internacional da mulher, 8 de março, a programação dá lugar a mostra “Gênero e Patriarcado”, com produções que trazem discussões sobre gênero, machismo e violência doméstica. Na quinta-feira, 9, são as “Reflexões sobre o Tempo” que tomarão conta das telas de TV. Serão exibidos filmes que dialogam com o lirismo sobre o tempo, com personagens que apresentam as próprias memórias, relacionando-as com aspectos de seu cotidiano no interior do Brasil. 

“Cinema, Memória e Patrimônio” é o tema escolhido para a mostra da sexta-feira, 10. Os curtas e longas escolhidos para apresentação falam do cinema enquanto patrimônio histórico-cultural no interior da Bahia, numa tentativa de preservar essa parte da memória regional. 

Durante o fim de semana, a programação continuará a todo vapor. No sábado, 11, será exibida uma seleção de obras cujos personagens vivem à margem da sociedade, levantando discussões identitárias que estão relacionadas com a ancestralidade e o contemporâneo. No domingo, 12, documentário, ficção e vídeo-arte se misturam em filmes performáticos, de realizadores que utilizam a poética da expressão corporal para trazer importantes debates acerca da violência de gênero.

Questões sociais, políticas, raciais e de gênero serão o principal foco da mostra “Grito de Liberdade.” Para a segunda-feira, 13, foram escolhidos filmes que expressam a liberdade enquanto tema, seja a liberdade individual ou sociopolítica, com diferentes gêneros e perspectivas. 

Para o encerramento, no dia do 84° aniversário de Glauber Rocha, 14 de março, serão apresentadas figuras expressivas que fazem parte da cultura atual de Vitória da Conquista, terra natal do ilustre cineasta. A exibição ocorrerá de forma presencial, na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, campus de Conquista, e contará com um diálogo entre diretores de cinema do município.

Uma das novidades que tornarão a finalização do evento ainda mais especial é a realização de uma sessão adaptada para pessoas cegas, surdas e ensurdecidas, seguida de um bate-papo com os realizadores. Para Daniel Almeida, organizador da ação, essa é uma forma mais que necessária de diversificar as vozes e efetivamente democratizar o acesso ao cinema. “Quanto mais pessoas conseguirem acessar e utilizar o cinema enquanto uma voz, mais poderoso é o cinema nacional”, afirma.

Além disso, de segunda a sexta, às 18h30, o Conquista Repórter fará lives que antecedem as sessões, para conversar com os idealizadores dos filmes que serão exibidos logo em seguida, nos canais de TV. 

“A essência permanece”

A idealização do REC Conquista surgiu do sonho da Ato 3 Produções de difundir e celebrar o cinema conquistense para além das fronteiras geográficas e sociais. Para tornar isso possível, em 2021, mesmo diante das limitações ocasionadas pela pandemia da covid-19, os realizadores uniram forças através dos recursos da Lei Aldir Blanc para que sete filmes e curtas-metragens fossem exibidos em canais de TV educativos – TVs UESB e TV Kirimurê. Além disso, foram realizados diversos bate-papos interativos nas redes sociais, conversas criativas sobre as produções e entrevistas com as equipes.

Quase dois anos depois, mesmo com o fim do isolamento social e a diminuição dos efeitos da pandemia, as dificuldades ainda refletem na produção audiovisual em Conquista. Isso porque os cineastas ficaram impedidos de realizar novos projetos, principalmente pela falta de recursos. Inclusive, é justamente por isso que as obras apresentadas ao público este ano serão produções audiovisuais já conhecidas. 

Diante de tantas barreiras, um dos principais medos do diretor executivo Daniel Leite era de não encontrar estrutura e pessoas dispostas a fazerem o evento acontecer. Segundo ele, sem a ajuda de colaboradores, a inciativa seria, mais uma vez, realizada apenas por meio das TVs e do ambiente virtual.

Apesar deste receio, o caminho de Daniel se cruzou com diversos idealizadores dispostos a expandir ainda mais o trabalho iniciado por ele. Dentre os colaboradores deste ano, que passaram a contribuir diretamente para que a Semana de Projeção possa alcançar novos públicos, está a TV UFMA, emissora universitária da Universidade Federal do Maranhão. 

Para o gerente de programação da emissora, Marcelo Cantanhede, a Semana de Projeção busca o fomento à educação e à cultura regional, ligando-se diretamente ao propósito do canal. “A gente colocando isso na programação agrega o nosso valor, agrega a nossa missão, a nossa universidade”, explica.  

Para Carina Moreira, gerente da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da UESB de Vitória da Conquista, os propósitos da REC Conquista também se relacionam com os propósitos educacionais da universidade, visto que a semana de projeção conta com alunos egressos do curso de cinema e audiovisual da própria UESB. “Esses próprios alunos que hoje estão alcançando resultados nacionais e até internacionais com muitos desses projetos reconhecidos e premiados, também motivam que outros jovens tenham acesso ao ensino superior. Esse é o papel da extensão”, conta.

Com os apoios recebidos, a Semana de Projeção consegue se consagrar com uma edição ainda maior do que a primeira. “Temos uma estrutura maior esse ano, mas a essência permanece, que é de conectar realizadores com o espectador, que muitas vezes não conhece o cinema produzido aqui”, diz Daniel Almeida.

https://www.instagram.com/p/CpEMgRotSQI/?hl=pt

Foto de capa: Rebeca Reis.

**Errata:

Erramos ao informar, anteriormente, que a programação da 2ª Semana de Projeção REC Conquista seria exibida também nos municípios de Barreiras (BA) e Luís Eduardo Magalhães (BA), em salas de cinema. As sessões presenciais nos Cinemas Premiere ocorrerão apenas em Guanambi e em Caetité, na Casa Anísio Teixeira. Portanto, atualizamos o texto às 20h34 desta sexta-feira, 3.

IMPORTANTE! Contamos com seu apoio para continuar produzindo jornalismo local de qualidade no interior baiano. Doe para o Conquista Repórter através da chave PIX 77999214805. Os recursos arrecadados são utilizados, principalmente, para custos com manutenção, segurança e hospedagem do site, deslocamento para apurações, entre outras despesas operacionais. Você pode nos ajudar hoje?

Foram doações dos nossos leitores e leitoras, por exemplo, que nos ajudaram a manter o site no ar em 2023, após sofrermos um ataque hacker. Faça parte dessa corrente de solidariedade e contribua para que o nosso trabalho em defesa dos direitos humanos e da democracia no âmbito regional sobreviva e se fortaleça! Clique aqui para saber mais.

  • some
  • Somos uma organização de mídia independente que produz jornalismo local em defesa dos direitos humanos e da democracia no sertão baiano.
  • Apoie

© 2021-2024 | Conquista Repórter. Todos os direitos reservados.