Tenente-coronel Braga é exonerado do comando da Guarda Municipal conquistense

Por - 31 de maio de 2021

Em um ano e cinco meses no cargo, o ex-comandante recebeu cerca de R$130 mil dos cofres públicos, apesar da Guarda Municipal não ter iniciado sua atuação nas ruas

O tenente-coronel Antônio Roberto Pereira Braga deixou o posto de comandante da Guarda Municipal de Vitória da Conquista nesta segunda-feira, 31, um ano e cinco meses após assumir o cargo. Ele havia sido empossado no dia 10 de janeiro de 2020, duas semanas depois de ser sancionada a Lei nº 2.369, que dispõe sobre as atribuições do órgão. Braga foi exonerado antes mesmo da Guarda começar a atuar nas ruas da cidade.

Ele é ex-comandante do Batalhão da Polícia Militar de Guanambi, da Companhia Independente de Policiamento Especializado do Sudoeste e Gerais – Caesg, e esteve à frente do Colégio Militar de Vitória da Conquista.

Durante os 507 dias em que esteve como comandante da Guarda Municipal, o tenente-coronel recebeu, de acordo com o Portal da Transparência, cerca de R$130.977,28 em valores líquidos, sem férias e décimo terceiro. Sua exoneração ocorreu após a saída do Coronel Esmeraldino Correia do governo Sheila Lemos (DEM), na última sexta-feira, 28. Segundo uma matéria do Resenha Geral, foi o Cel. Correia que o havia indicado para o cargo.

Segundo a lei nº 2.369, o Executivo municipal teria 120 dias para estruturar a Guarda para, então, iniciar a sua atuação. A estrutura administrativa do órgão é composta por um Gabinete de Comando, um Gabinete de Inspetoria, uma Corregedoria e uma Ouvidoria. No infográfico a seguir, são descritas as funções que devem ser exercidas pelo Gabinete de Comando:

[infogram id=”b4accd36-c062-41c1-a2c6-969378875ec9″ prefix=”hua” format=”interactive” title=”Funções do comandante da Guarda Municipal”]

Nesta segunda-feira, 31, foi realizada virtualmente a formatura dos agentes públicos que integrarão a Guarda Municipal. O evento aconteceria de forma presencial na quadra da Faculdade Independente do Nordeste (Fainor), mas foi suspenso, assim como a inauguração da Estação de Transbordo Herzem Gusmão, que marcaria a estreia do órgão. Ainda assim, os agentes devem começar a atuar a partir desta quarta-feira, 2 de junho.

*Foto de Capa: PMVC

Gosta do nosso trabalho? Então considere apoiar o Conquista Repórter. Doe qualquer valor pela chave PIX 77999214805 ou assine a nossa campanha de financiamento coletivo no Catarse. Assim, você nos ajuda a fortalecer o jornalismo independente que Vitória da Conquista precisa e merece!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • some
  • Somos uma organização de mídia independente que produz jornalismo local em defesa dos direitos humanos e da democracia no sertão baiano.
  • Apoie

© 2021-2024 | Conquista Repórter. Todos os direitos reservados.