Saiba quais vereadores podem ocupar a presidência da Câmara Municipal em 2025

Por - 31 de outubro de 2024

Diante do julgamento sobre a inelegibilidade de Sheila Lemos, quem assumir a vaga poderá gerir a Prefeitura de forma interina. Hermínio Oliveira (PODE), Luís Carlos Dudé (União), Ivan Cordeiro (PL) e Edivaldo Ferreira Júnior (PSDB) são os nomes em evidência no debate local.

Secom/PMVC

Diante do julgamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que irá decidir sobre a inelegibilidade da prefeita Sheila Lemos (União), o ano de 2025, em Vitória da Conquista, pode iniciar sem a definição de quem assumirá a Prefeitura. Nesse caso, a legislação prevê que o presidente da Câmara de Vereadores ocupe a vaga de forma interina. Desde que esse cenário se instaurou, logo após as eleições municipais de 2024, diferentes nomes de parlamentares tem sido cotados para a disputa pelo cargo.

Segundo o regimento interno do Legislativo, a mesa diretora, composta por presidente, vice-presidente e secretários, é eleita na última sessão do biênio para um mandato de dois anos. Posteriormente, a chapa vencedora toma posse em 1º de janeiro do ano subsequente. Escolhido por votação entre os próprios vereadores, o grupo diretor é responsável, por exemplo, por propor projetos de lei que alteram os salários dos parlamentares, prefeitos, vice-prefeitos e secretários municipais.

Entre as atribuições do presidente da Câmara estão a realização da abertura das sessões plenárias; a leitura de proposições e expedientes encaminhados à mesa diretora; e a decisão sobre quais matérias serão colocadas em votação. Neste mês de outubro, a diretoria comandada por Hermínio Oliveira (PODE) deu entrada no PL 91/2024, que propõe um aumento de 56,8% no salário do próximo prefeito(a) de Vitória da Conquista a partir de 1º de janeiro de 2025.

Dos 15 parlamentares que se reelegeram para a legislatura 2025-2028, quatro já são apontados como possíveis candidatos na disputa pela presidência da diretoria que irá atuar nos próximos dois anos. Os nomes cotados até o momento são Hermínio Oliveira (PODE), atual presidente da Casa Legislativa, além dos vereadores Luís Carlos Dudé (União), Ivan Cordeiro (PL) e Edivaldo Ferreira Júnior (PSDB).

Nomes na disputa

Um dia após o resultado das eleições municipais, em 7 de outubro, o bolsonarista Ivan Cordeiro (PL) foi citado em matéria do Blog do Sena como possível candidato à presidência da Câmara. “Não descarto essa possibilidade. Depende muito também da vontade dos meus pares”, afirmou o vereador ao ser questionado. A notícia era curta e sucinta, mas já projetava o nome do edil nesse cenário.

Alguns dias depois, em 10 de outubro, foi a vez de Luís Carlos Dudé (União) surgir como possibilidade para o cargo. “Vamos para a disputa”, disse o parlamentar em entrevista veiculada também pelo Blog do Sena. Caso eleito, essa não será a primeira vez que irá ocupar a função. Entre 2021 e 2022, o aliado da prefeita Sheila Lemos (União) desempenhou esse papel após vencer Luciano Gomes (PCdoB).

Hermínio Oliveira (PODE) também é um nome cogitado para a disputa, apesar de já ter atuado duas vezes como presidente da Câmara. Foi durante a sua liderança que a CPI da Saúde levou quase seis meses para ser instaurada. Além disso, o projeto que pretende atualizar o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) do município ficou estagnado sob suas mãos.

Já Edivaldo Ferreira Júnior (PSDB) seria o nome estreante na mesa diretora. Em 2022, ele foi empossado ao assumir o lugar antes ocupado por Orlando Filho (PRTB), que teve o mandato cassado. Em outubro, foi reeleito. Ele, assim como Dudé, Ivan e Hermínio, se posicionou a favor de uma moção de repúdio contra fala do presidente Lula (PT) a respeito das ações militares de Israel na Faixa de Gaza.

Outros vereadores deram declarações de apoio aos nomes cotados para a disputa. Em entrevista, no dia 28 deste mês, Edjaime Rosa (União), mais conhecido como Bibia, afirmou que Edivaldo Ferreira Júnior já teria 16 votos para se eleger. Dias depois, o edil, que é presidente da bancada de situação, revelou ser Ivan Cordeiro (PL) o nome do grupo para a presidência da Câmara de Vitória da Conquista.

Integrante da bancada de oposição, Ricardo Babão (PCdoB) também declarou apoio ao político bolsonarista. Ao Blog do Sena, ele afirmou que foi convidado para compor a chapa que irá disputar a presidência do Legislativo. “Tenho certeza que, se for o presidente, Ivan Cordeiro vai fazer uma boa gestão e estaremos aqui juntos para poder apoiar e fazer uma Câmara cada vez mais unida”, explicou.

IMPORTANTE! Contamos com seu apoio para continuar produzindo jornalismo local de qualidade no interior baiano. Doe para o Conquista Repórter através da chave PIX 77999214805. Os recursos arrecadados são utilizados, principalmente, para custos com manutenção, segurança e hospedagem do site, deslocamento para apurações, entre outras despesas operacionais. Você pode nos ajudar hoje?

Foram doações dos nossos leitores e leitoras, por exemplo, que nos ajudaram a manter o site no ar em 2023, após sofrermos um ataque hacker. Faça parte dessa corrente de solidariedade e contribua para que o nosso trabalho em defesa dos direitos humanos e da democracia no âmbito regional sobreviva e se fortaleça! Clique aqui para saber mais.

  • some
  • Somos uma organização de mídia independente que produz jornalismo local em defesa dos direitos humanos e da democracia no sertão baiano.
  • Apoie

© 2021-2024 | Conquista Repórter. Todos os direitos reservados.