Câmara de Vereadores aprova moção de repúdio à declaração de Lula sobre Israel

Por - 23 de fevereiro de 2024

Foram 12 votos favoráveis e 5 contrários. A proposta foi submetida por Ivan Cordeiro e Edivaldo Ferreira Júnior, ambos do PTB.

Com 12 votos favoráveis e 5 contrários, a Câmara Municipal de Vitória da Conquista aprovou, nesta sexta-feira, 23, uma moção de repúdio à declaração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a respeito das ações militares de Israel na Faixa de Gaza. Na ocasião, o chefe do Executivo nacional comparou o genocídio no território palestino ao holocausto contra o povo judeu. A moção 001/2024 foi proposta pelos vereadores da bancada de situação, Ivan Cordeiro e Edivaldo Ferreira Júnior, ambos do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB).

Fernando Jacaré, Alexandre Xandó e Viviane Sampaio, do Partido dos Trabalhadores (PT), se posicionaram contrários à ação de repúdio, juntamente aos parlamentares Ricardo Babão e Andreson Ribeiro, ambos do Partido Comunista do Brasil (PCdoB). Entre os vereadores da bancada de oposição, Valdemir Dias (PT) e Luciano Gomes (PCdoB) estiveram ausentes durante a votação no plenário.

Da bancada de situação, votaram a favor da moção os seguintes parlamentares: Chico Estrella (PTC), Nildo Freitas (PSC), Luís Carlos Dudé (MDB), Edjaime Rosa Bibia (MDB), Delegado Marcus Vinicius (PODE), Nelson de Vivi (UB), Subtente Muniz (Avante), Augusto Cândido (PSDB), Adinilson Pereira (MDB), Hermínio Oliveira (PODE), além dos propositores da matéria, Ivan Cordeiro e Edivaldo Ferreira Júnior. Já Dinho dos Campinhos (PP) e Lúcia Rocha (MDB) não estavam presentes na sessão.

Após a contagem dos votos, o presidente da Câmara, Hermínio Oliveira (PODE), nomeou os vereadores que votaram contra a moção e afirmou que eles estão “a favor do Hamas, na Faixa de Gaza”. Na transmissão ao vivo da sessão no YouTube, é possível ouvir burburinhos de protesto em reação à fala do parlamentar, aos quais ele responde pedindo “respeito ao plenário”, mas não dá direito a réplica. Na sequência, os vereadores seguem para a votação dos requerimentos do dia.

A sessão ordinária desta sexta-feira, 23, pode ser assistida na íntegra através do canal da Câmara Municipal no YouTube. A votação da moção de repúdio acontece a partir da hora 2:23:35.

Gosta do nosso trabalho? Então considere apoiar o Conquista Repórter. Doe qualquer valor pela chave PIX 77999214805 ou assine a nossa campanha de financiamento coletivo no Catarse. Assim, você nos ajuda a fortalecer o jornalismo independente que Vitória da Conquista precisa e merece!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • some
  • Somos uma organização de mídia independente que produz jornalismo local em defesa dos direitos humanos e da democracia no sertão baiano.
  • Apoie

© 2021-2024 | Conquista Repórter. Todos os direitos reservados.