Projeto utiliza outdoors para levar arte às ruas de Vitória da Conquista e Jequié

Por - 18 de outubro de 2024

Entre 21 de outubro e 03 de novembro, estarão expostas 11 obras visuais dos artistas Alex Oliveira, Vinicius Gil (Purki), Amanda Guerra, George Neri e Padmateo Mato. Intitulada “Obranúncio”, a iniciativa está em sua segunda edição.

Entre 21 de outubro e 03 de novembro, em Vitória da Conquista e Jequié, estarão expostas em outdoors 11 obras visuais dos artistas Alex Oliveira, Vinicius Gil (Purki), Amanda Guerra, George Neri e Padmateo Mato. Intitulado “Obranúncio”, o projeto, que está em sua segunda edição, busca ressignificar os suportes publicitários e utilizá-los para dar visibilidade às artes.

De acordo com Purki, o objetivo é “causar um ruído que interrompa o fluxo das pessoas e invadir o lugar hegemônico do outdoor”. Idealizada pela psicóloga Núbia Neves, em 2013, a intervenção artística teve boa repercussão nas mídias e êxito entre a população. Por isso, a ação volta a acontecer em 2024, desta vez contemplada na Lei Paulo Gustavo Bahia, por meio do Edital Lia da Silveira.

Para George Neri, um dos expositores nesta edição, ocupar espaços públicos é importante, mas quando a narrativa é disruptiva, isso nem sempre é fácil. “Na primeira edição, tivemos um outdoor rasgado. Nesta segunda, tivemos uma obra censurada em Jequié. Nenhuma empresa quis veicular uma determinada fotografia por possuir tom de crítica política”, revelou o artista de Vitória da Conquista.

A intenção do Obranúncio é também legitimar o acesso de todos à arte fora dos espaços especializados, como museus e galerias. “Para mim, a vanguarda é entender o que está latente e trazer isso de uma forma que traga a intensidade do que está se querendo dizer”, destaca Purki, que traz à tona, por meio da sua obra visual para o projeto, a temática do racismo ambiental.

Segundo George Neri, utilizar o outdoor como meio é uma forma de ampliar o acesso à arte. “A ideia é criar esses desvios, alguma sensação que interfira no hábito. É uma boa maneira de expandir porque ele [o outdoor] atinge todos os públicos e não fica restrito a uma ‘bolha’. Criar esse ruído, esses desvios entre o meio e a mensagem, é nosso objetivo”, aponta o roteirista, fotógrafo e diretor de cinema.

IMPORTANTE! Contamos com seu apoio para continuar produzindo jornalismo local de qualidade no interior baiano. Doe para o Conquista Repórter através da chave PIX 77999214805. Os recursos arrecadados são utilizados, principalmente, para custos com manutenção, segurança e hospedagem do site, deslocamento para apurações, entre outras despesas operacionais. Você pode nos ajudar hoje?

Foram doações dos nossos leitores e leitoras, por exemplo, que nos ajudaram a manter o site no ar em 2023, após sofrermos um ataque hacker. Faça parte dessa corrente de solidariedade e contribua para que o nosso trabalho em defesa dos direitos humanos e da democracia no âmbito regional sobreviva e se fortaleça! Clique aqui para saber mais.

  • some
  • Somos uma organização de mídia independente que produz jornalismo local em defesa dos direitos humanos e da democracia no sertão baiano.
  • Apoie

© 2021-2024 | Conquista Repórter. Todos os direitos reservados.