Projeto do TRE atende cidadãos conquistenses que precisam regularizar pendências com a Justiça Eleitoral

Por - 7 de março de 2022

Lançado na última quinta-feira, 3, o "TRE em Todo Lugar" fica disponível até a próxima sexta, 11, no Centro Cultural Glauber Rocha. Já no sábado, 13, o serviço estará no distrito de José Gonçalves

Nesta segunda-feira, 7, chegou em Vitória da Conquista o novo serviço de atendimento itinerante do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). Chamado de “TRE-BA em Todo Lugar”, o projeto foi lançado pelo presidente do órgão, desembargador Roberto Frank, em coletiva de imprensa realizada na última quinta-feira, 3. O intuito da ação é atender os cidadãos que precisam regularizar pendências com a Justiça Eleitoral ou solicitar o primeiro título, sobretudo os eleitores que não têm acesso à internet.  

Na zona urbana de Conquista, o serviço ficará disponível até o fim desta semana, das 8h às 19h, no Centro Cultural Glauber Rocha, localizado no bairro Brasil. Somente na sexta, 11, o atendimento ocorrerá até às 13h. Já no sábado, 12, o caminhão do TRE-BA que hospeda o projeto estará no distrito de José Gonçalves, no Colégio Moisés Meira, localizado na Travessa Santo Antônio, onde permanecerá também das 8h às 19h.

O veículo irá circular com quatro atendentes do órgão, além de um supervisor e um servidor da área de tecnologia da informação. Mais dois caminhões com a mesma capacidade de atendimento estão atuando em outras cidades do estado, como Feira de Santana. Todos eles foram adaptados e plotados gratuitamente para o projeto pela Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), através de uma parceria firmada com o Tribunal Regional Eleitoral.

Vale destacar que o alistamento eleitoral de jovens com 16 a 18 anos e a regularização de títulos cancelados deve ser feita até o dia 4 de maio. Quem perder esse prazo não poderá votar nas eleições federais e estaduais que irão ocorrer em outubro deste ano. O desembargador Roberto Frank enfatizou que o “TRE em Todo Lugar” foi pensado para atender pessoas que ainda têm dificuldades com relação ao acesso à internet e uso dos recursos digitais.

“Levaremos o TRE-BA direto aos cidadãos, para que uma maior quantidade de eleitores possa tirar a primeira via do título e regularizar a situação cadastral, garantindo o direito ao voto em 2022”, disse. O presidente da FIEB, Ricardo Alban, ressaltou a importância da parceria com o TRE-BA. “Para nós, é uma satisfação abraçar esse projeto que envolve inovação, tecnologia e efetividade, incentivando que todo cidadão exerça o seu direito ao voto”.

Atendimento híbrido

O atendimento presencial nos cartórios eleitorais de todo a Bahia já foi retomado desde o dia 3 de março, mediante agendamento prévio, que pode ser feito pelo portal do TRE-BA ou pelo telefone (77) 3424-6260. Apesar disso, os serviços online foram mantidos pelo órgão e o cidadão ainda pode regularizar ou tirar o primeiro título através do site. Os eleitores também podem contar com o auxílio do Núcleo de Atendimento Virtual ao Eleitor (NAVE), que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, através dos canais digitais do Tribunal.

*Fonte: Ascom TRE-BA

*Foto de capa: Rafael Marques

Gosta do nosso trabalho? Então considere apoiar o Conquista Repórter. Doe qualquer valor pela chave PIX 77999214805 ou assine a nossa campanha de financiamento coletivo no Catarse. Assim, você nos ajuda a fortalecer o jornalismo independente que Vitória da Conquista precisa e merece!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • some
  • Somos uma organização de mídia independente que produz jornalismo local em defesa dos direitos humanos e da democracia no sertão baiano.
  • Apoie

© 2021-2024 | Conquista Repórter. Todos os direitos reservados.