Programa Janela Indiscreta celebra 30 anos de atuação ininterrupta no sudoeste baiano

Por - 18 de novembro de 2022

Aniversário será celebrado com uma série de atividades gratuitas que incluem sessão especial, exibições de filmes e mesa-redonda. Programação abarca ainda a transmissão de curtas-metragens na TV UESB e de episódios especiais do podcast 'Janela na Programação'.

Pensar o cinema como uma ferramenta capaz de proporcionar a formação integral humana, a partir da discussão de elementos sociais, culturais e históricos relacionados às mais diversas obras da sétima arte. Essa é a missão do Janela Indiscreta Cinema e Audiovisual, programa de extensão da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) que completa 30 anos de existência no próximo dia 27 de novembro.

Para celebrar o aniversário, será promovido, entre os dias 23 e 25 deste mês, no campus de Vitória da Conquista, uma série de atividades gratuitas que incluem sessão especial, exibições de filmes e mesa-redonda. A abertura da programação acontece na quarta-feira, 23, às 19h, com a exibição de “Janela Indiscreta” (1954), longa-metragem de Alfred Hitchcock que dá nome ao programa.

Esse foi o primeiro filme a ser exibido pela Janela em sua história e, desta vez, o público poderá assisti-lo na Sala de Projeção Jorge Melquisedeque. O comentário acerca da obra será coletivo. No dia 24, às 9h, no mesmo espaço, ocorrerá a exibição de “Nostalgia da Luz” (2010), de Patricio Guzmán, com comentário do pesquisador Edson Farias.

Já no dia 25, também pela manhã, haverá exibições de curtas-metragens produzidos por alunos do curso de Cinema e Audiovisual da UESB, no Teatro Glauber Rocha. À noite, a partir das 19h, a comunidade interna e externa da universidade poderá assistir ainda a curtas de realizadores parceiros do programa e participar de uma mesa-redonda com o tema “Afeto e Memória: formação pelo/para o Audiovisual”, na Sala Jorge Melquisedeque.

A programação de aniversário do Janela Indiscreta se estende ainda à exibição de curtas-metragens de colaboradores na programação da TV UESB (Canal 4.1), entre os dias 21 e 27, sempre às 19h30. Ao longo deste mês, também estão sendo transmitidos, na UESB FM (97,5), episódios especiais do podcast “Janela na Programação” . Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected]

Sobre o Janela Indiscreta

Nascido a partir do interesse pela prática cineclubista, com sessões semanais em formato de cinefórum, o Janela Indiscreta desenvolve, desde 1992, atividades que possibilitam o exercício da leitura cinematográfica e a formação de público para o cinema mundial e brasileiro. Surgiu como um projeto de extensão em um período histórico de decadência das salas de cinema de rua e dos cineclubes, mas que, logo, a partir da itinerância, alcançou outros espaços no município de Vitória da Conquista e na região sudoeste da Bahia.

Atualmente, como programa extensionista, a relação entre o cinema e a educação é trabalhada desde a infância, tendo como perspectiva a criação e manutenção de espaços de socialização do consumo cinematográfico, indo além, portanto, do ato de apenas assistir a um filme. A equipe do Janela ainda desenvolve e/ou colabora com a produção audiovisual da região, bem como com pesquisas e publicações artísticas, técnicas e acadêmicas na área.

*Foto de capa: Anderson Rosa

Gosta do nosso trabalho? Então considere apoiar o Conquista Repórter. Doe qualquer valor pela chave PIX 77999214805 ou assine a nossa campanha de financiamento coletivo no Catarse. Assim, você nos ajuda a fortalecer o jornalismo independente que Vitória da Conquista precisa e merece!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • some
  • Somos uma organização de mídia independente que produz jornalismo local em defesa dos direitos humanos e da democracia no sertão baiano.
  • Apoie

© 2021-2024 | Conquista Repórter. Todos os direitos reservados.