Programa exibe documentários musicais sobre artistas do sudoeste baiano
Por Afonso Ribas - 10 de junho de 2022
Com oito episódios produzidos por estudantes do Curso de Cinema e Audiovisual da Uesb, "Imagem Casa Som" estreia nesta sexta, 10, na TV Uesb.
Apresentar a trajetória e o trabalho de artistas da região Sudoeste da Bahia. Esse é o objetivo do “Imagem Casa Som”, que estreia nesta sexta-feira, 10, às 19 horas, na TV Uesb, com reprise aos sábados, às 15h. O programa irá exibir documentários musicais produzidos por estudantes do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), campus de Vitória da Conquista.
Com oito episódios, a temporada 2022 foi produzida durante a disciplina “Documentário no Brasil”, ministrada pelo professor Rogério Luiz Oliveira. De acordo com ele, o projeto, que teve início em meio à pandemia da covid-19, possibilitou aos estudantes a oportunidade de materializar, em um produto audiovisual, os estudos desenvolvidos durante a disciplina.
“O que se vê nos episódios é uma reunião de referências audiovisuais estudadas ao longo de um semestre, somada à criatividade e ao olhar para a cultura regional, resultando num produto autêntico de valorização do que é produzido artisticamente por pessoas que atuam na região Sudoeste da Bahia”, conta Rogério.
A partir de pontos de vista diversos dos futuros cineastas, artistas de Conquista, Caculé e de outras cidades têm suas trajetórias retratadas no “Imagem Casa Som”. Entre eles, estão nomes como Balaio, Paulo Sabuco, Jéssica Maria, Márcio Pires e Fabiano Cardoso (in memorian).
Rogério destaca que, além de serem transmitidos na televisão, os episódios produzidos ganham vida própria se retirados do contexto desse meio de comunicação, podendo percorrer diferentes circuitos de mostras e festivais pelo Brasil e até pelo mundo. “As produções de conteúdos audiovisuais voltados para a música encontram muitas janelas de exibição”, explica.
Nesse sentido, o professor aponta ainda que “a ideia é fazer com que o curso de Cinema e Audiovisual, mais especificamente o espaço das disciplinas, seja um laboratório de resultados reais, que possam ser compartilhados com as pessoas, que possam colaborar, em alguma medida, para a memória cultural da região e, ao mesmo tempo, ser um gesto de valorização dessas pessoas que desenvolvem seus trabalhos autorais com todas os desafios que se impõem a quem faz arte em nosso país”.
Confira o trailer de divulgação da temporada 2022 do “Imagem Casa Som”:
IMPORTANTE! Contamos com seu apoio para continuar produzindo jornalismo local de qualidade no interior baiano. Doe para o Conquista Repórter através da chave PIX 77999214805. Os recursos arrecadados são utilizados, principalmente, para custos com manutenção, segurança e hospedagem do site, deslocamento para apurações, entre outras despesas operacionais. Você pode nos ajudar hoje?
Foram doações dos nossos leitores e leitoras, por exemplo, que nos ajudaram a manter o site no ar em 2023, após sofrermos um ataque hacker. Faça parte dessa corrente de solidariedade e contribua para que o nosso trabalho em defesa dos direitos humanos e da democracia no âmbito regional sobreviva e se fortaleça! Clique aqui para saber mais.