Produção da 15ª Mostra Cinema Conquista divulga programação completa do evento

Por - 11 de novembro de 2022

Exibições acontecem entre os dias 15 e 18 de novembro, no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima.

Vitória da Conquista sedia, entre os dias 15 e 18 de novembro, a 15ª edição da Mostra Cinema Conquista – Um olhar para o novo cinema. Na ocasião, o público terá acesso a uma programação de filmes nacionais de diferentes formatos e gêneros, produzidos e lançados nos últimos dois anos.

Ao todo serão exibidas 29 produções, sendo 10 longas-metragens e 19 curtas, com temáticas como racismo, gênero, pautas indígenas e ambientais. As exibições serão realizadas na sala principal do Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, em três sessões diárias, às 15h, 18h e 20h. A programação completa está disponível neste link e nos cards abaixo.

“A Mostra sempre direciona o olhar para filmes autorais que mostram diversos valores estéticos e artísticos, e também com discussões muito atuais”, afirmou o coordenador-geral do evento, Esmon Primo, durante o Café com Cinema, evento que lançou oficialmente a programação da mostra na noite da última terça-feira, 8, na Sala Polivalente do Centro de Cultura. 

Com a mostra interrompida durante dois anos por causa da pandemia da covid-19, foi necessário olhar para os filmes de 2020 e 2021, e fazer uma seleção dentro das limitações de tempo e espaço que o evento tem esse ano, como destacou o curador Marcelo Miranda.

“Essa será  uma mostra um pouco mais reduzida, por isso selecionamos filmes que representam de alguma forma o que foi a produção audiovisual neste período, os filmes mais significativos, mas que também dialogam com o momento histórico que a gente está vivendo. Foi uma seleção muito particular e compacta para poder agregar praticamente dois anos de cinema brasileiro retido”, explicou.

Atividades formativas

Além das exibições, também serão realizadas mesas temáticas, cursos e oficinas com professores, roteiristas, publicitários e outros profissionais da área do audiovisual. As atividades acontecerão na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).

“A intenção da equipe foi estimular reflexões sobre a produção cinematográfica contemporânea e, ao mesmo tempo, garantir uma formação que estivesse sintonizada com as demandas do mercado de trabalho no setor audiovisual”, comentou a coordenadora de atividades formativas, Tamara Chequer.

A Mostra Cinema Conquista – Um olhar para o novo cinema tem o apoio cultural do Instituto de Radiodifusão do Estado da Bahia, do Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, da TV Sudoeste e da Olhar Distribuidora. Recebe o apoio institucional da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, através do Curso de Cinema e Audiovisual, do Janela Indiscreta e do Sistema Uesb de Rádio e TV Educativas.

O evento é uma realização da Movimenta Cultura e Arte. Além disso, tem o apoio financeiro da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Sectel).

Foto de capa: Divulgação.

Gosta do nosso trabalho? Então considere apoiar o Conquista Repórter. Doe qualquer valor pela chave PIX 77999214805 ou assine a nossa campanha de financiamento coletivo no Catarse. Assim, você nos ajuda a fortalecer o jornalismo independente que Vitória da Conquista precisa e merece!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • some
  • Somos uma organização de mídia independente que produz jornalismo local em defesa dos direitos humanos e da democracia no sertão baiano.
  • Apoie

© 2021-2024 | Conquista Repórter. Todos os direitos reservados.