Praça da Academia de Saúde está abandonada pela Prefeitura, diz moradora do Vila Serrana I

Por - 4 de outubro de 2021

O espaço faz parte do Programa Academias de Saúde e foi criado em 2011 para atender aos moradores da Zona Oeste; Segundo Prefeitura de Conquista, reparos devem ser feitos nos próximos meses

“Está esquecida como tudo o que fica nos bairros do lado de cá”, afirma a cabelereira Jacira Matos Veiga, ao se referir à Praça da Academia de Saúde, localizada no bairro Vila Serrana I, na Zona Oeste de Vitória da Conquista. Com falta de manutenção e equipamentos improvisados, o local, que foi construído para promoção de atividades físicas e faz parte do Núcleo Ampliado da Saúde da Família (NASF-AB), fica inutilizado em dias de chuva.

O Programa Academias de Saúde foi iniciado no município em 2011 e é dividido em dois polos. Além da unidade situada no Vila Serrana, existe outra no Bairro Brasil, que também faz parte da promoção de saúde da família e conta com profissionais qualificados para atender a população. “Temos instrutores, nutricionista, professor de pilates. Todos contratados pela Prefeitura”, explica Jacira.

A cabelereira, assim como outros moradores do bairro, participa das aulas oferecidas pelo programa, que, segundo a Prefeitura de Conquista, tem “turmas nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 7h às 10h, e nas terças e quintas-feiras, das 14h30 às 17h30”. Mas devido a estrutura precária, nem sempre é possível realizar as atividades na academia.

Desde o início da pandemia da covid-19, em março de 2020, os exercícios são promovidos na parte exterior da praça, visto que o programa conta apenas com um pequeno espaço coberto. Apesar de os moradores já terem solicitado a instalação de toldos, segundo Jacira, a situação não foi resolvida e, quando chove, as atividades são interrompidas.

Além disso, ainda de acordo com a moradora do Vila Serrana I, os equipamentos são precários e improvisados a partir da reutilização de materiais recicláveis, o que dificulta a evolução dos exercícios. A praça também está sem manutenção. O mato está crescendo e os aparelhos de academia ao ar livre estão enferrujados.

Em nota enviada ao Conquista Repórter, a Prefeitura afirmou que “não procede a informação de abandono do Programa da Academia da Saúde do bairro Vila Serrana”. Por meio da Secretaria de Comunicação, o órgão também afirmou que “de acordo com a SMS [Secretaria Municipal de Saúde], já está previsto no cronograma da equipe de manutenção uma reforma na Academia de Saúde do bairro nos próximos meses. Sobre a situação da praça, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) informa que a recuperação do espaço está no cronograma e que as praças e áreas verdes do município recebem manutenção programada”.

Foto de capa: Jacira Matos Veiga

IMPORTANTE! Contamos com seu apoio para continuar produzindo jornalismo local de qualidade no interior baiano. Doe para o Conquista Repórter através da chave PIX 77999214805. Os recursos arrecadados são utilizados, principalmente, para custos com manutenção, segurança e hospedagem do site, deslocamento para apurações, entre outras despesas operacionais. Você pode nos ajudar hoje?

Foram doações dos nossos leitores e leitoras, por exemplo, que nos ajudaram a manter o site no ar em 2023, após sofrermos um ataque hacker. Faça parte dessa corrente de solidariedade e contribua para que o nosso trabalho em defesa dos direitos humanos e da democracia no âmbito regional sobreviva e se fortaleça! Clique aqui para saber mais.

  • some
  • Somos uma organização de mídia independente que produz jornalismo local em defesa dos direitos humanos e da democracia no sertão baiano.
  • Apoie

© 2021-2024 | Conquista Repórter. Todos os direitos reservados.