Podcast documental resgata a história dos antigos carnavais de Vitória da Conquista
Por Da Redação - 7 de outubro de 2024
Projeto destaca as trajetórias de Vó Dôla, Zé Baticabo, Pai Cely e Dona Dió, figuras essenciais na construção da identidade carnavalesca local. A partir desta segunda-feira, 7, episódios serão divulgados semanalmente nas plataformas digitais de áudio.

Em quatro episódios, um podcast lançado nesta segunda-feira, 7, irá resgatar a rica história do carnaval de Vitória da Conquista por meio de um olhar documental sobre personagens que ajudaram a construir a identidade festiva da cidade. Intitulado ‘Muitos Carnavais’, o projeto é uma realização do ‘Algazarra – O Bloquinho’ e da Vagalume Press. Disponível nas plataformas digitais, a iniciativa busca dar destaque e celebrar as raízes culturais e afro-brasileiras do município do Sudoeste baiano.
A narrativa parte da segunda metade do século XX, quando uma efervescência cultural tomou conta do Brasil, refletindo-se também no interior da Bahia. Em Conquista, manifestações afro-brasileiras — como batucadas, blocos afro e escolas de samba — surgiram. É nesse contexto que o podcast se propõe a contar a história, a partir de quatro figuras centrais: Vó Dôla, Zé Baticabo, Pai Cely e Dona Dió. Cada um dos quatro episódios mergulha na vida e legado desses personagens, trazendo à tona suas contribuições para a cultura carnavalesca do município.
Vó Dôla, parteira e benzedeira, marcou época com suas participações nos desfiles, que, segundo seus familiares, eram uma forma de reafirmar a beleza e a identidade de seu povo. Zé Baticabo, por sua vez, foi fundamental na organização das batucadas que dominaram a cena nos anos 70, influenciando o surgimento de escolas de samba na cidade.
O babalorixá Pai Cely é outro nome de destaque. Atuante nos carnavais das décadas de 70 e 80, foi um dos responsáveis por inserir os afoxés nas festividades. Já Dona Dió, famosa pela Lavagem do Beco e pela sua participação na Escola de Samba União de São Vicente, ajudou a consolidar a presença de rituais e celebrações afrodescendentes nos carnavais conquistenses até o final dos anos 2000.

O podcast é uma iniciativa do ‘Algazarra – O Bloquinho’, manifestação cultural liderada pelos jornalistas Ana Paula Marques e Rafael Flores. Desde 2018, o bloco busca revitalizar o pré-carnaval de Conquista, atraindo centenas de pessoas para as ruas da cidade. O projeto do podcast surgiu com o propósito de resgatar e preservar as tradições carnavalescas da cidade, que se perderam ao longo dos anos.
De acordo com os criadores, a intenção é manter viva a memória e a influência cultural desse movimento, apresentando-o às gerações atuais e futuras. “Queremos homenagear essas figuras, evidenciando a importância de cada um deles para a memória e o patrimônio cultural da cidade e, acima de tudo, fortalecer o sentimento de pertencimento e identidade conquistense”, afirma Ana Paula Marques.
O podcast ‘Muitos Carnavais’ é uma realização do ‘Algazarra – O Bloquinho’ e da Vagalume Press com apoio do Governo Federal, Ministério da Cultura, Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, através da Lei Paulo Gustavo.
IMPORTANTE! Contamos com seu apoio para continuar produzindo jornalismo local de qualidade no interior baiano. Doe para o Conquista Repórter através da chave PIX 77999214805. Os recursos arrecadados são utilizados, principalmente, para custos com manutenção, segurança e hospedagem do site, deslocamento para apurações, entre outras despesas operacionais. Você pode nos ajudar hoje?
Foram doações dos nossos leitores e leitoras, por exemplo, que nos ajudaram a manter o site no ar em 2023, após sofrermos um ataque hacker. Faça parte dessa corrente de solidariedade e contribua para que o nosso trabalho em defesa dos direitos humanos e da democracia no âmbito regional sobreviva e se fortaleça! Clique aqui para saber mais.