Outubro Rosa: entidades realizam ações de conscientização sobre o câncer de mama

Por - 14 de outubro de 2022

Eventos são abertos ao público e se estendem por todo este mês. Em Conquista, o Dia D da campanha está marcado para 23 de outubro.

Outubro é conhecido mundialmente como o mês dedicado às ações afirmativas voltadas para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama. Em Vitória da Conquista, entidades públicas e privadas, como a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a clínica ICON – Oncologia e Medicina Especializada, vêm realizando uma série de eventos cuja proposta é conscientizar mulheres a cuidarem do próprio bem-estar e ajudar aquelas que têm o diagnóstico a lidar com o tratamento com mais tranquilidade. 

Cores, arte, sorrisos e leveza deram o tom da primeira ação realizada pelo ICON em parceria com o coletivo artístico CORJunto, na última sexta-feira, 7. Na ocasião, pacientes e ex-pacientes se uniram ao projeto para realizar uma intervenção artística que reforça a importância do combate ao câncer de mama, do autocuidado e do bem-estar através da mensagem:  “Antes de tudo, você!”.

Para o Dr. Leonardo Cunha, oncologista da clínica, esse é mais um momento nosso de reflexão e de chamar atenção das nossas pacientes sobre o tamanho desse problema”. A parceria com a CORJunto também coloriu as ruas da cidade. Diversos cartazes artístico-educativos produzidos pelo coletivo estão espalhados por Conquista e o público pode conferir as peças ao longo de todo o mês de outubro. 

Falar sobre a importância do diagnóstico precoce e prevenção ao câncer de mama é fundamental, no entanto, para o  Dr. Leonardo Cunha, também é necessário “levar um pouco de leveza nesse assunto”. Para ele, deve-se discutir sobre aspectos relacionados à saúde mental da mulher diante do diagnóstico da doença, incluindo as formas de aliviar o estresse e como a paciente pode conviver melhor com a doença.  

Outra ação do Outubro Rosa em Conquista será promovido no próximo domingo, 16, pela clínica Gestare, no canteiro do Shopping Boulevard. Além de estandes temáticos, distribuição de brindes,  aula de zumba e pocket show, também haverá uma equipe do Icon disponível no evento para tirar dúvidas da comunidade e ensinar como deve ser feito o autoexame, utilizando próteses de mama. As atividades do dia serão abertas ao público.

“Quando existe cuidado, a vida floresce”

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) também assumiu o compromisso de intensificar as ações de combate ao câncer de mama no município. Com a temática: “Quando existe cuidado, a vida floresce”, a campanha homenageia Alessandra Batista, Noélia Rodrigues e Venosina Ribeiro, três mulheres que tiveram diagnóstico de câncer de mama, realizaram o tratamento pelo SUS e venceram a doença. 

Dentre as ações do mês, destaca-se os pit-stops de atendimento e agendamento de mamografias para as mulheres acima de 50 anos, realizados pela Diretoria de Atenção Básica em parceria com o Posto Shell, na Avenida Bartolomeu de Gusmão, nos dias 7 e 14 deste mês. 

A campanha continua até 23 de outubro, data em que acontecerá o Dia D do Outubro Rosa. A ação é uma parceria da Prefeitura de Conquista com a Unacon, Samur, Patrulha Solidária e Sesc, que ofertarão diversos serviços de saúde e atividades gratuitas para as mulheres. A programação completa pode ser conferida aqui.

Foto de capa: Gente Propaganda

Gosta do nosso trabalho? Então considere apoiar o Conquista Repórter. Doe qualquer valor pela chave PIX 77999214805 ou assine a nossa campanha de financiamento coletivo no Catarse. Assim, você nos ajuda a fortalecer o jornalismo independente que Vitória da Conquista precisa e merece!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • some
  • Somos uma organização de mídia independente que produz jornalismo local em defesa dos direitos humanos e da democracia no sertão baiano.
  • Apoie

© 2021-2024 | Conquista Repórter. Todos os direitos reservados.