Oficina de Palhaçaria Feminista está com inscrições abertas para mulheres de Vitória da Conquista

Por - 1 de junho de 2022

Pessoas interessadas podem se inscrever até quinta-feira, 2 de junho. A atividade, gratuita e online, acontecerá entre os dias 7 e 9 deste mês.

Estão abertas, até quinta-feira, 2, as inscrições para a oficina online de Palhaçaria Feminista, com a atriz Felícia de Castro, para mulheres de Vitória da Conquista. A atividade é gratuita e acontecerá entre os dias 7 e 9 de junho, através da plataforma Zoom, unindo ativismo sensorial e político, mitologia, dinâmicas guiadas, canto, performance e mais. As inscrições podem ser feitas por meio de formulário online.

A oficina é um convite para descer às camadas mais profundas de si e adentrar a dimensão do riso sagrado, que desperta o prazer e a sexualidade de forma ampla; para acessar, através de experimentação cênica, do diálogo e de práticas mágicas, o riso que cura e liberta.

“Nosso ato político é a coragem de encarar nossas profundezas, descolonizar o corpo – primeiro território – e ser quem somos em sua máxima potência. É uma atitude que subverte a ordem e pode renovar nossa base de relação e construção de um novo mundo. Assim eu encaro a palhaçaria feminista e a função sagrada do riso. O riso que liberta as emoções presas, afasta o medo, desperta o prazer e, assim, é subversivo”, enfatiza Felícia.

A atividade faz parte do projeto “Tudo que você precisa é amor”, que ainda contará com a exibição da peça-filme homônima, baseada no espetáculo de Felícia de Castro, no dia 10 de junho (sexta, às 20h), no Lar Brincante, e nos dias 11 e 12 de junho (sábado, às 20h, e domingo, às 19h), no Centro de Cultura Camilo de Jesus Lima.

O projeto foi contemplado pelo Edital Setorial de Circo 2019 e tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Fundação Cultural do Estado da Bahia e Secretaria de Cultura da Bahia.

A oficina é gratuita e acontecerá entre os dias 7 e 9 de junho. Foto: Ascom/Projeto Tudo que Você Precisa é Amor.

Sobre Felícia de Castro

Felícia de Castro é artista, mulher negra e mãe. Há quase 30 anos, desenvolve um trabalho como performer e criadora, que tem sido reconhecido como despertador de caminhos, de reconexões e curas e disparador de processos de criação e de responsabilidade com a vida. Palhaça feminista, investiga o grotesco, o tragicômico, o riso, a sexualidade, o prazer e a palhaçaria sagrada, temas que a levaram à pesquisa de mitologias como a da Baubo e da Ancestralidade da Mulher Cômica. Tem como fundamento a arte-ritual e as culturas brasileiras e originárias. A dança butoh e a natureza influenciam completamente seu trabalho. É mestra em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia.

Foto de capa: Ascom/Projeto Tudo que Você Precisa é Amor.

Gosta do nosso trabalho? Então considere apoiar o Conquista Repórter. Doe qualquer valor pela chave PIX 77999214805 ou assine a nossa campanha de financiamento coletivo no Catarse. Assim, você nos ajuda a fortalecer o jornalismo independente que Vitória da Conquista precisa e merece!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • some
  • Somos uma organização de mídia independente que produz jornalismo local em defesa dos direitos humanos e da democracia no sertão baiano.
  • Apoie

© 2021-2024 | Conquista Repórter. Todos os direitos reservados.