Oficina de Palhaçaria Feminista está com inscrições abertas para mulheres de Vitória da Conquista
Por Ascom/Projeto - 1 de junho de 2022
Pessoas interessadas podem se inscrever até quinta-feira, 2 de junho. A atividade, gratuita e online, acontecerá entre os dias 7 e 9 deste mês.
Estão abertas, até quinta-feira, 2, as inscrições para a oficina online de Palhaçaria Feminista, com a atriz Felícia de Castro, para mulheres de Vitória da Conquista. A atividade é gratuita e acontecerá entre os dias 7 e 9 de junho, através da plataforma Zoom, unindo ativismo sensorial e político, mitologia, dinâmicas guiadas, canto, performance e mais. As inscrições podem ser feitas por meio de formulário online.
A oficina é um convite para descer às camadas mais profundas de si e adentrar a dimensão do riso sagrado, que desperta o prazer e a sexualidade de forma ampla; para acessar, através de experimentação cênica, do diálogo e de práticas mágicas, o riso que cura e liberta.
“Nosso ato político é a coragem de encarar nossas profundezas, descolonizar o corpo – primeiro território – e ser quem somos em sua máxima potência. É uma atitude que subverte a ordem e pode renovar nossa base de relação e construção de um novo mundo. Assim eu encaro a palhaçaria feminista e a função sagrada do riso. O riso que liberta as emoções presas, afasta o medo, desperta o prazer e, assim, é subversivo”, enfatiza Felícia.
A atividade faz parte do projeto “Tudo que você precisa é amor”, que ainda contará com a exibição da peça-filme homônima, baseada no espetáculo de Felícia de Castro, no dia 10 de junho (sexta, às 20h), no Lar Brincante, e nos dias 11 e 12 de junho (sábado, às 20h, e domingo, às 19h), no Centro de Cultura Camilo de Jesus Lima.
O projeto foi contemplado pelo Edital Setorial de Circo 2019 e tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Fundação Cultural do Estado da Bahia e Secretaria de Cultura da Bahia.
Sobre Felícia de Castro
Felícia de Castro é artista, mulher negra e mãe. Há quase 30 anos, desenvolve um trabalho como performer e criadora, que tem sido reconhecido como despertador de caminhos, de reconexões e curas e disparador de processos de criação e de responsabilidade com a vida. Palhaça feminista, investiga o grotesco, o tragicômico, o riso, a sexualidade, o prazer e a palhaçaria sagrada, temas que a levaram à pesquisa de mitologias como a da Baubo e da Ancestralidade da Mulher Cômica. Tem como fundamento a arte-ritual e as culturas brasileiras e originárias. A dança butoh e a natureza influenciam completamente seu trabalho. É mestra em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia.
Foto de capa: Ascom/Projeto Tudo que Você Precisa é Amor.
IMPORTANTE! Contamos com seu apoio para continuar produzindo jornalismo local de qualidade no interior baiano. Doe para o Conquista Repórter através da chave PIX 77999214805. Os recursos arrecadados são utilizados, principalmente, para custos com manutenção, segurança e hospedagem do site, deslocamento para apurações, entre outras despesas operacionais. Você pode nos ajudar hoje?
Foram doações dos nossos leitores e leitoras, por exemplo, que nos ajudaram a manter o site no ar em 2023, após sofrermos um ataque hacker. Faça parte dessa corrente de solidariedade e contribua para que o nosso trabalho em defesa dos direitos humanos e da democracia no âmbito regional sobreviva e se fortaleça! Clique aqui para saber mais.