Número de vereadoras eleitas para a Câmara de Conquista dobra, mas ainda há pouca representatividade
Por Lays Macedo - 6 de outubro de 2024
Apesar de ser o dobro do número atual de mulheres que ocupam vagas na Casa do Povo, a quantidade representa apenas 17,3% das candidaturas. Dos 19 vereadores que tentaram a reeleição, 15 conquistaram um novo mandato.
“Acho importantíssima a participação de mulheres na política em todas as esferas, mas a gente precisa definir com este voto em qual mulher estaremos votando. Não é mulher por mulher. É preciso aprofundamento para fazer essa escolha, conhecer as propostas, [entender] como é esta mulher politicamente, o que ela fez e tem feito pelo social”, disse a eleitora Elizabeth Lopes Moraes na manhã deste domingo, 6, logo após exercer seu direito ao voto no Colégio Estadual Heleusa Câmara, em Vitória da Conquista.
Ao falar sobre a necessidade de ampliação do protagonismo feminino no Poder Público municipal, Elizabeth ainda não sabia que quatro candidatas seriam eleitas para a 22ª legislatura da Câmara Municipal. Apesar de ser o dobro do número atual de mulheres que ocupam vagas na Casa do Povo, a quantidade representa apenas 17,3% das candidaturas eleitas. Os outros 82,7% são homens, que equivalem a 19 candidatos.
Das quatro candidatas que conquistaram a vitória nas urnas, três serão estreantes em mandatos eletivos: Leia de Quinho (PSD), Cris De Lúcia Rocha (MDB) e Doutora Lara (Republicanos). A vereadora Viviane Sampaio (PT) conquistou a reeleição. Até hoje, o quantitativo máximo de vereadoras empossadas no Legislativo para um mesmo período de atuação tinha sido de três parlamentares do gênero feminino. A ampliação registrada nesta eleição é significativa, mas ainda representa um baixo índice de ocupação de mulheres no cargo na esfera municipal.
O caminho para mudar esse cenário, segundo a eleitora Kelly Galvão, pode partir da organização coletiva. “Ainda é um processo novo. Ainda é um processo de ganho de representatividade. Eu acho que o fato de não termos ainda muitas mulheres se candidatando nem sendo eleitas está muito ligado ao processo histórico de homens no controle. Mudar esse cenário demanda, ainda, muita luta coletiva”, destaca.
Antes das 21h, além do resultado para o cargo de chefia da Prefeitura Municipal, eleitoras e eleitores conquistenses já sabiam os nomes dos 23 vereadores que assumirão as cadeiras na Câmara Municipal a partir de 2025. Com apuração iniciada às 17h10 pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), os resultados da votação em Conquista apontaram a reeleição de 15 vereadores, cerca de 71% dos que tentaram um novo mandato, e a chegada de oito novos parlamentares na Casa.
Dos 19 atuais vereadores que se candidataram, somente Nildo Freitas (União Brasil), Chico Estrela (PDT), Augusto Cândido (MDB) e Valdemir Dias (PT) não conseguiram se reeleger. Os novos integrantes da Câmara a partir de 2025 serão Diogo Azevedo (União), candidato mais votado neste pleito, Paulinho Oliveira (PSDB), Marcio de Vivi (PSD), Natan da Carroceria (Avante), Ricardo Gordo (PSB), além das vereadoras Leia de Quinho (PSD), Cris De Lúcia Rocha (MDB) e Doutora Lara (Republicanos).
IMPORTANTE! Contamos com seu apoio para continuar produzindo jornalismo local de qualidade no interior baiano. Doe para o Conquista Repórter através da chave PIX 77999214805. Os recursos arrecadados são utilizados, principalmente, para custos com manutenção, segurança e hospedagem do site, deslocamento para apurações, entre outras despesas operacionais. Você pode nos ajudar hoje?
Foram doações dos nossos leitores e leitoras, por exemplo, que nos ajudaram a manter o site no ar em 2023, após sofrermos um ataque hacker. Faça parte dessa corrente de solidariedade e contribua para que o nosso trabalho em defesa dos direitos humanos e da democracia no âmbito regional sobreviva e se fortaleça! Clique aqui para saber mais.