Número de deputados conservadores cresce na Assembleia Legislativa da Bahia

Por - 13 de outubro de 2022

União Brasil é o partido com a maior quantidade de representantes eleitos para a Alba.

O resultado das eleições para deputados estaduais na Bahia reforçam o conservadorismo que acomete todo o país, se assemelhando ao quadro político que se formou a nível municipal, em Vitória da Conquista, durante o pleito para o Legislativo e Executivo local, em 2020.

De acordo com levantamento e análise feita pelo UOL, apesar da quantidade de candidatos do Partido Verde (PV) ter aumentado, o número de deputados de outros partidos progressistas diminuiu na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). Siglas como o Partido dos Trabalhadores (PT) e o Partido Comunista do Brasil (PCdoB), agora têm, respectivamente, nove e quatro representantes.

O União Brasil (UB), atual partido da prefeita de Vitória da Conquista, Sheila Lemos, é a legenda que tem maior predominância na Alba, com 10 políticos eleitos, seguido do PSD (Partido Social Democrático) e PT, ambos com nove eleitos. O UB é fruto de uma fusão entre o DEM (Democratas) e o PSL (Partido Social Liberal).

O PSOL (Partido Socialismo e Liberdade), partido mais à esquerda, teve apenas um candidato reeleito, o deputado Hilton Coelho. Vale lembrar, no entanto, que não há limite para se candidatar à reeleição para os poderes legislativos municipal, estadual e federal.*

Quando observado o perfil racial da nova composição da Alba, é possível notar um grande número de eleitos que se autodeclaram negros (pretos ou pardos). No entanto, não há representações indígenas nem amarelas, mesmo com a quantidade significativa de povos originários que ainda resistem no território baiano.

As mulheres também têm baixa reprentatividade na Assembleia. Apesar de serem quase metade entre a população baiana, apenas 12,7% dos eleitos são do gênero feminino.

*Esta matéria foi atualizada às 13h36, pois erramos ao afirmar que o PSOL (Partido Socialismo e Liberdade) não teve nenhum candidato eleito para a Alba. Como apontado por um leitor do Conquista Repórter, o deputado Hilton Coelho foi reeleito pela sigla para permanecer na Assembleia. A informação já foi corrigida.

*Foto de Capa: Assembleia Legislativa da Bahia

Gosta do nosso trabalho? Então considere apoiar o Conquista Repórter. Doe qualquer valor pela chave PIX 77999214805 ou assine a nossa campanha de financiamento coletivo no Catarse. Assim, você nos ajuda a fortalecer o jornalismo independente que Vitória da Conquista precisa e merece!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • some
  • Somos uma organização de mídia independente que produz jornalismo local em defesa dos direitos humanos e da democracia no sertão baiano.
  • Apoie

© 2021-2024 | Conquista Repórter. Todos os direitos reservados.