Número de conquistenses mortos por covid-19 em 2021 já é maior do que o registrado no ano passado

Por - 19 de maio de 2021

Mais de 53% das mortes decorrentes do novo coronavírus ocorridas desde o início da pandemia, em Vitória da Conquista, foram registradas neste ano

Centro de Referência à Covid

O novo coronavírus já matou mais conquistenses em 2021 do que em todo o ano de 2020. De 1º de janeiro deste ano até essa quarta-feira, 19 de maio, 254 mortes por covid-19 foram registradas em Vitória da Conquista, enquanto que, no ano passado, 224 pessoas foram vítimas da doença no município.

Na terceira maior cidade da Bahia, o número de óbitos ultrapassou a marca de 2020 no último dia 8 de maio, quando 3 pessoas morreram, elevando a quantidade de mortes registradas neste ano até então para 226. Os dados são da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab).

A média diária de mortes pela doença no município dobrou em comparação ao ano passado. Considerando apenas os 262 dias desde que o primeiro óbito foi notificado, em 2020 (13 de abril), a média não chegou nem a um, ficando no patamar de 0,85. Já em 2021, quase 2 pessoas têm morrido diariamente (1,84 é a média exata), se considerados os 138 dias desde 1º de janeiro até essa quarta-feira, 19.

Os gráficos a seguir fazem um comparativo entre os dados registrados em 2020 e 2021:

Na sessão ordinária da Câmara Municipal de Conquista realizada nessa quarta-feira, 19, pelo Sistema de Deliberação Remota (SDR), a vereadora Viviane Sampaio (PT) cobrou medidas efetivas da Secretaria Municipal de Saúde e do Comitê de Enfrentamento à Covid para conter o aumento de casos e mortes pela doença na cidade.

Ela destacou que, desde o início deste ano, o município tem mantido uma média de 80% na taxa de ocupação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) destinados a pacientes com covid-19. A taxa registrada nessa quarta-feira, 19, pelo site da Sesab, era de 86%. Já o total de casos confirmados da doença alcançou a marca de 28.772.

Viviane chamou atenção também para o fato de que, desde o dia 14 de maio, o Governo do Estado informou que Vitória da Conquista já está inclusa na lista de cidades baianas onde estão circulando as novas variantes do coronavírus. Segundo a vereadora, existe omissão de informações como essa por parte da Prefeitura.

*Foto de capa: SECOM/PMVC

IMPORTANTE! Contamos com seu apoio para continuar produzindo jornalismo local de qualidade no interior baiano. Doe para o Conquista Repórter através da chave PIX 77999214805. Os recursos arrecadados são utilizados, principalmente, para custos com manutenção, segurança e hospedagem do site, deslocamento para apurações, entre outras despesas operacionais. Você pode nos ajudar hoje?

Foram doações dos nossos leitores e leitoras, por exemplo, que nos ajudaram a manter o site no ar em 2023, após sofrermos um ataque hacker. Faça parte dessa corrente de solidariedade e contribua para que o nosso trabalho em defesa dos direitos humanos e da democracia no âmbito regional sobreviva e se fortaleça! Clique aqui para saber mais.

  • some
  • Somos uma organização de mídia independente que produz jornalismo local em defesa dos direitos humanos e da democracia no sertão baiano.
  • Apoie

© 2021-2024 | Conquista Repórter. Todos os direitos reservados.