Novo ano, novos desafios: o jornalismo independente em época de eleição
Por Victória Lôbo - 11 de janeiro de 2022
Um novo ano se inicia e o jornalismo encontra novos desafios para o combate à desinformação na disputa de narrativas
O ano de 2022 chegou… e, com ele, muitos desafios, principalmente para nós, jornalistas, que defendemos os direitos humanos, lutamos pelo acesso à informação e ao jornalismo pautado no rigor da apuração e na transparência. Neste ano, elegeremos novos representantes para os poderes Executivo e Legislativo federal e estadual. Os períodos eleitorais sempre exigem um pouco mais de nós, especialmente devido ao aumento da circulação de “notícias falsas”.
A disputa de narrativas é, também, um grande problema a ser enfrentado e é deste lugar que se revela a importância do jornalismo contra-hegemônico, esse feito pelo Conquista Repórter e que tem como objetivo servir ao interesse público, com informações apuradas e sem intervenção de nenhum dos poderes – sejam eles econômicos ou políticos.
É importante destacar que, para aumentar o nosso potencial de produção, criar mais conteúdos jornalísticos, fazer investigações e realizar a cobertura dos principais acontecimentos em Vitória da Conquista, precisamos do apoio de vocês, leitores e leitoras. Entre as metas estabelecidas para 2022, está o alcance da sustentabilidade financeira do Conquista Repórter. Por isso, seguiremos com a nossa campanha de financiamento coletivo no Catarse.
Mas, além do apoio financeiro, necessitamos, principalmente, do seu compartilhamento, envio de pautas e visibilidade às nossas apurações. Juntos, nós iremos trabalhar para combater a desinformação e lutar pela democracia. Em 2022, lutaremos contra o fascismo, o ódio, pela saúde, educação e todos os nossos direitos. Que possamos esperançar e dizer #ForaBolsonaro. Para nós, esse é o papel fundamental do Jornalismo. Um feliz novo ano para todes!
Foto de capa: Zona Curva
IMPORTANTE! Contamos com seu apoio para continuar produzindo jornalismo local de qualidade no interior baiano. Doe para o Conquista Repórter através da chave PIX 77999214805. Os recursos arrecadados são utilizados, principalmente, para custos com manutenção, segurança e hospedagem do site, deslocamento para apurações, entre outras despesas operacionais. Você pode nos ajudar hoje?
Foram doações dos nossos leitores e leitoras, por exemplo, que nos ajudaram a manter o site no ar em 2023, após sofrermos um ataque hacker. Faça parte dessa corrente de solidariedade e contribua para que o nosso trabalho em defesa dos direitos humanos e da democracia no âmbito regional sobreviva e se fortaleça! Clique aqui para saber mais.