No Museu Regional, exposição homenageia o artista Carlos Jehovah

Por - 1 de novembro de 2024

Abertura será na próxima quinta-feira, 7, às 19h, na data em que o poeta completaria 80 anos. Mostra estará aberta para visitação até março de 2025.

Ascom/Uesb

A partir da próxima quinta-feira, 7, uma exposição que homenageia o poeta Carlos Jehovah estará aberta ao público no Museu Regional de Vitória da Conquista, localizado na Praça Tancredo Neves, no Centro da cidade. Com o objetivo de reavivar memórias e refletir sobre o impacto duradouro das produções do artista conquistense na cultura local, a mostra ocorre na data em que ele completaria 80 anos.

Nascido no dia 7 de novembro de 1944, Carlos Jehovah de Brito Leite atuou como diretor, dramaturgo, memorialista e escritor. Durante sua trajetória, publicou diversos poemas e livros, o que inclui a obra “Auto da Gamela” (1980), que retrata a resistência do povo sertanejo. Foi um dos fundadores da Casa da Cultura de Conquista, do grupo teatral Avante Época e da Academia Conquistense de Letras.

No ano de 1982, foi homenageado pela cidade quando o teatro municipal recebeu o seu nome. Sua história também compreende a atuação em movimentos sociais. Bancário por quase 53 anos, participou de greves e outras lutas trabalhistas na cidade, inclusive assumindo cargos diretivos no sindicato da sua categoria na região. Em dezembro de 2020, faleceu aos 76 anos de idade.

Para Alex Leite, que acompanhou de perto a atuação de Carlos Jehovah, o legado do artista é inspiração para muitas pessoas. “Além de escritor, poeta e teatrólogo, ele era um militante cultural. Sempre defendeu a cultura como elemento fundamental na formação do cidadão brasileiro. As suas obras, a sua arte e as participações nas entidades da cidade tornava notória a sua valorização das pessoas comuns como protagonistas. Sua obra permanece viva e atual”, contou o bancário.

A exposição, intitulada “Carlos Jehovah: 80 anos”, é realizada pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex), com o apoio da Casa da Cultura e do Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região. A mostra estará aberta para visitação do público até o início de março de 2025, das 9h às 12h e das 14h às 18h.

IMPORTANTE! Contamos com seu apoio para continuar produzindo jornalismo local de qualidade no interior baiano. Doe para o Conquista Repórter através da chave PIX 77999214805. Os recursos arrecadados são utilizados, principalmente, para custos com manutenção, segurança e hospedagem do site, deslocamento para apurações, entre outras despesas operacionais. Você pode nos ajudar hoje?

Foram doações dos nossos leitores e leitoras, por exemplo, que nos ajudaram a manter o site no ar em 2023, após sofrermos um ataque hacker. Faça parte dessa corrente de solidariedade e contribua para que o nosso trabalho em defesa dos direitos humanos e da democracia no âmbito regional sobreviva e se fortaleça! Clique aqui para saber mais.

  • some
  • Somos uma organização de mídia independente que produz jornalismo local em defesa dos direitos humanos e da democracia no sertão baiano.
  • Apoie

© 2021-2024 | Conquista Repórter. Todos os direitos reservados.