Livro “Encontros Poéticos: Universos e Quintais” reúne poesias de escritores baianos

Por - 8 de junho de 2022

Com lançamento previsto para julho, a obra é um convite para apreciar a beleza e singularidade do encontro entre poetas de Conquista e região.

Resultado da parceria literária entre poetas, estudantes e escritores baianos, o projeto “Encontros Poéticos: Universos e Quintais” passa a compor as páginas de um livro de mesmo nome. Idealizado pela professora e poetisa poçoense, Cristina Leilane de Azevedo, e pela pedagoga especializada em alfabetização, Fabiana Rocha, a obra reúne uma coletânea de poemas, que foram apresentados durante saraus virtuais realizados entre 2020 e 2021, período crítico da pandemia da covid-19

Os textos selecionados para integrar o projeto abordam as mais diversas temáticas, que incluem reflexões sobre vivências e sentimentos pessoais, além de poemas de cunho social e com caráter de denúncia. “Cada poeta traz um olhar distinto sobre o mesmo tema ou toca em coisas diferentes”, explica Samuel Souza, vencedor do Prêmio Zélia Saldanha pelo livro “Modernidade & Outros Poemas”, em 2006. 

Para Cristina Leilane, autora de “O Último Baile” (2004) e “Receituário da Delicadeza” (1994), a obra é resultado de uma construção na qual “os escritores participantes estão em constante escrita”. “Unir poetas de discursividades tão distintas, poéticas tão diferenciadas, é produzir um trabalho imagético-audiovisual multifacetado“, ressalta uma das idealizadoras do livro.

Com lançamento previsto para julho, “Encontros Poéticos: Universos e Quintais” é um convite para apreciar a beleza e singularidade do encontro entre poetas de Vitória da Conquista e região. “Queremos encantar os leitores com cada poema, assim como nós mesmos nos encantamos”, diz Fabiana Rocha. 

O livro será lançado pela editora Mente Aberta, com textos das/os seguintes poetas: Cristina Leilane Fernandes, Eduardo Boaventura, Fabiana Rocha, Jean Claudio, Manoelice Soares Barbosa, Márcia Azevedo, Márcia Ferraz, Ramona Azevedo, Samuel Sousa, Sérgio Augusto Fernandes Barbosa e Shaw Costa.

A trajetória do coletivo “Universos e Quintais”

Inicialmente, os escritores participavam de um grupo no Whatsapp dedicado à literatura, onde compartilhavam e discutiam suas próprias poesias. Em 2020, o poeta Waldeck Almeida de Jesus convidou a todos para participar do Coletivo Nosso Sarau, evento organizado por José Carlos Assunção, no Instituto ACBEU, em Salvador. Naquele ano, a ação aconteceu no formato virtual devido à pandemia da covid-19, e foi a partir desse momento que o projeto Universos e Quintais começou a ser idealizado.

Na mesma época, foi formado o Encontros Poéticos, com a participação de Sérgio Augusto Fernandes e Samuel Sousa, ambos de Vitória da Conquista. Juntos, organizaram um evento online para comemorar o Dia Internacional da Insurgência Cultural, intitulado II Encontro Internacional de Escritores, com a participação de representantes de 36 países. Desde então, há mais de dois anos, o grupo mantém suas atividades colaborativas.

Durante esse processo de produção e veiculação literária, os escritores decidiram formar o Coletivo Universos e Quintais, que organizou e participou de vários eventos, com artistas brasileiros e estrangeiros, entre músicos, escritores, atores e artistas plásticos. Um dos momentos mais marcantes foi a participação do coletivo no MIEL (Movimento Internacional de Escritores por la Libertad), nos anos de 2021 e 2022 .

Foto de capa: Editora Mente Aberta / Coletivo Universos e Quintais.

Gosta do nosso trabalho? Então considere apoiar o Conquista Repórter. Doe qualquer valor pela chave PIX 77999214805 ou assine a nossa campanha de financiamento coletivo no Catarse. Assim, você nos ajuda a fortalecer o jornalismo independente que Vitória da Conquista precisa e merece!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • some
  • Somos uma organização de mídia independente que produz jornalismo local em defesa dos direitos humanos e da democracia no sertão baiano.
  • Apoie

© 2021-2024 | Conquista Repórter. Todos os direitos reservados.