FIB 2024 traz pagode, pop rock, sertanejo e axé em 2ª noite de festa

Por - 25 de agosto de 2024

Público do evento curtiu o som de Samuel Rosa, Menos é Mais, Maiara e Maraisa e Filhos de Jorge. A produção não resolveu problemas relacionados à acessibilidade observados na sexta, 23.

Pop rock, pagode, sertanejo, axé e samba-reggae foram os ritmos que embalaram o público presente neste sábado, 24, no Festival de Inverno Bahia (FIB) 2024. A segunda noite do evento trouxe ao palco principal os shows de Samuel Rosa, Menos é Mais, Maiara e Maraisa e Filhos de Jorge. Os problemas quanto ao formato da interpretação em Libras para pessoas surdas, entretanto, não foram resolvidos pela produção da festa, mesmo após as reclamações feitas no primeiro dia

A falta de iluminação adequada no espaço reservado aos intérpretes, sobretudo, seguiu prejudicando a acessibilidade para quem via as performances de locais distantes do palco, incluindo o Mirante para Pessoas com Deficiência (PCDs), lançado como uma das novidade desta edição. Mesmo assim, o espaço tem sido um destaque positivo para PCDs que adquiriram ingressos ou passaportes para a pista poderem acompanhar as apresentações em um ambiente mais confortável e seguro.

Mirante para Pessoas com Deficiência, uma das novidades da 18ª edição do FIB.

Mistura de ritmos

Por volta das 20h30, a arena da música ainda estava um pouco esvaziada antes do início do show de Samuel Rosa, o que contrastou com a lotação vista na primeira noite no Parque de Exposições Teopompo de Almeida. Com clássicos de Skank e músicas inéditas da carreira solo, o cantor trouxe ao Festival de Inverno a turnê intitulada “Samuel Rosa Tour”. 

Foi a sua primeira apresentação na festa desde a saída da banda. A setlist incluiu canções como “Três lados”, “Flores da Rua”, além dos sucessos “Sutilmente”, “Dois Rios” e “Vou deixar”. Foi com essa última música que, em clima de nostalgia e acompanhado em coro pelo público, ele encerrou a apresentação.

A música que abriu o show seguinte, “Lapada Dela”, da banda de pagode brasiliense Menos e Mais, também foi cantada em uníssono pela multidão, que já preenchia mais a arena do Parque. O grupo, que é conhecido pelo seu sucesso no YouTube e por deter o recorde de vídeo de pagode mais assistido da plataforma, se apresentou pela primeira vez no FIB, trazendo sucessos de projetos como “Churrasquinho do Menos é Mais” e outros clássicos do pagode nacional. 

Antes do show, a banda concedeu entrevista coletiva à imprensa. Na ocasião, os integrantes revelaram que irão gravar uma nova edição do “Churrasquinho”, dividida em duas partes. A primeira será gravada em Brasília e o grupo adiantou que a segunda parte deve ser feita em Salvador. Eles ainda destacaram seu carinho com a Bahia e a satisfação de se apresentar em Vitória da Conquista.

Já na madrugada, por volta das 1h da manhã, o “feminejo” de Maiara e Maraisa tomou conta do palco principal do festival. As cantoras, que se apresentam desde os cinco anos de idade, levaram para o público de Vitória da Conquista e região um show que reúne clássicos da carreira e canções apresentadas no projeto Maiara & Maraisa In Concert (baseado em DVD gravado em Portugal).

“Medo Bobo”, “A Culpa é Nossa”, “Narcisista”, “Esqueça-me se for me capaz” e “Aí eu bebo” foram alguns dos hits da dupla apresentados no evento. Durante o show, as artistas, também conhecidas como “patroas”, ainda beberam junto com o público, celebrando sua primeira participação no FIB.

A segunda noite da festa foi encerrada com a apresentação de Filhos de Jorge, já confirmada desde o ano passado, quando fizeram sua estreia no festival com show no palco Arena da Música by Coke Studio. Para subir ao palco principal em 2024, a “banda do ballanssu” foi escolhida pelo público através de votação popular realizada nas redes sociais do FIB. 

Em primeira mão, o grupo apresentou no Festival de Inverno Bahia uma música inédita de seu próximo projeto, “Sex Tape”, que só será lançada oficialmente em 6 de setembro. Como de costume, também cantaram hits internacionais com o suingue baiano que sempre encanta todos que acompanham suas performances. “O show foi realmente feito pra quem gosta de Filhos de Jorge”, afirmou um dos integrantes.

IMPORTANTE! Contamos com seu apoio para continuar produzindo jornalismo local de qualidade no interior baiano. Doe para o Conquista Repórter através da chave PIX 77999214805. Os recursos arrecadados são utilizados, principalmente, para custos com manutenção, segurança e hospedagem do site, deslocamento para apurações, entre outras despesas operacionais. Você pode nos ajudar hoje?

Foram doações dos nossos leitores e leitoras, por exemplo, que nos ajudaram a manter o site no ar em 2023, após sofrermos um ataque hacker. Faça parte dessa corrente de solidariedade e contribua para que o nosso trabalho em defesa dos direitos humanos e da democracia no âmbito regional sobreviva e se fortaleça! Clique aqui para saber mais.

  • some
  • Somos uma organização de mídia independente que produz jornalismo local em defesa dos direitos humanos e da democracia no sertão baiano.
  • Apoie

© 2021-2024 | Conquista Repórter. Todos os direitos reservados.