Falta de pavimentação asfáltica no Felícia afeta moradores e pacientes oncológicos

Por - 7 de fevereiro de 2022

A Rua Doutor Miguel Vieira Ferreira, onde fica a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia com Radioterapia (Unacon), está repleta de terra e buracos. “Em dia de chuva fica um caos”, diz moradora.

Localizado na região sudeste de Vitória da Conquista, o Felícia é mais um dos bairros da cidade onde grande parte da população sofre com a falta de pavimentação asfáltica. O problema é crônico e já dura décadas. Em dias chuvosos, moradores convivem com lama e poças de água. Quando o clima está seco, a poeira toma conta de diversas vias. 

Pacientes oncológicos estão entre os principais afetados pela situação. Segundo uma leitora do Conquista Repórter que pediu para não ser identificada, a Rua Doutor Miguel Vieira Ferreira, onde fica a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia com Radioterapia (Unacon), está repleta de terra e buracos, o que dificulta o trânsito de carros, ônibus e vans, que diariamente levam pessoas debilitadas para fazer tratamento contra o câncer.

Incorporada pelo governo estadual ao Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC), a Unacon está localizada no Loteamento Cristo Rei, que integra o bairro Felícia. Ela recebe pacientes de diversas cidades da Bahia e do norte de Minas Gerais, e não só de Conquista. 

“A rua [da Unidade] é intransitável. Em dia de chuva fica um caos”, disse. Dessa forma, quem passa pelo local tem que redobrar os cuidados para evitar acidentes. Vale destacar que essa não é a primeira vez que o problema vem à tona na mídia local. Em 20 de dezembro do ano passado, reportagem do Blog do Sena denunciou a mesma situação, que se agravou na época devido aos temporais que atingiram a cidade. 

Rua do entorno da Unacon, no bairro Felícia, em Vitória da Conquista. Vídeo: Conquista Repórter.

Já em 2020, ganhou repercussão na imprensa a falta de pavimentação no entorno de outra instituição do mesmo bairro que também atende a pacientes oncológicos: a Casa do Amor, localizada no Loteamento Jardim Guanabara. A situação na área era tão grave que o Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) fez uma recomendação para que o local fosse pavimentado, o que, entretanto, não foi atendido pelo então prefeito, Herzem Gusmão

Até meados do segundo semestre de 2021, ainda não existiam projetos destinados ao asfaltamento do Felícia. Contudo, em dezembro, a Prefeitura Municipal incluiu o bairro na lista dos que serão contemplados com as obras do Projeto de Saneamento Integrado e Urbanização (ProURBS), que prevê a urbanização com drenagem, terraplenagem, pavimentação das vias, ciclovias, calçadas com acessibilidade, arborização, construção de praças e construção de espaços esportivos.

A intenção do Executivo é que o ProURBS seja executado com recursos de um empréstimo internacional no valor de 71,4 milhões de dólares, que já foi consentido pela Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex) do Ministério da Economia. A proposta ainda precisa passar pela Câmara Municipal de Vereadores, onde não deve encontrar dificuldades para ser aprovado. 

Gosta do nosso trabalho? Então considere apoiar o Conquista Repórter. Doe qualquer valor pela chave PIX 77999214805 ou assine a nossa campanha de financiamento coletivo no Catarse. Assim, você nos ajuda a fortalecer o jornalismo independente que Vitória da Conquista precisa e merece!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • some
  • Somos uma organização de mídia independente que produz jornalismo local em defesa dos direitos humanos e da democracia no sertão baiano.
  • Apoie

© 2021-2024 | Conquista Repórter. Todos os direitos reservados.