Falta de pavimentação asfáltica no Felícia afeta moradores e pacientes oncológicos

Por - 7 de fevereiro de 2022

A Rua Doutor Miguel Vieira Ferreira, onde fica a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia com Radioterapia (Unacon), está repleta de terra e buracos. “Em dia de chuva fica um caos”, diz moradora.

Localizado na região sudeste de Vitória da Conquista, o Felícia é mais um dos bairros da cidade onde grande parte da população sofre com a falta de pavimentação asfáltica. O problema é crônico e já dura décadas. Em dias chuvosos, moradores convivem com lama e poças de água. Quando o clima está seco, a poeira toma conta de diversas vias. 

Pacientes oncológicos estão entre os principais afetados pela situação. Segundo uma leitora do Conquista Repórter que pediu para não ser identificada, a Rua Doutor Miguel Vieira Ferreira, onde fica a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia com Radioterapia (Unacon), está repleta de terra e buracos, o que dificulta o trânsito de carros, ônibus e vans, que diariamente levam pessoas debilitadas para fazer tratamento contra o câncer.

Incorporada pelo governo estadual ao Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC), a Unacon está localizada no Loteamento Cristo Rei, que integra o bairro Felícia. Ela recebe pacientes de diversas cidades da Bahia e do norte de Minas Gerais, e não só de Conquista. 

“A rua [da Unidade] é intransitável. Em dia de chuva fica um caos”, disse. Dessa forma, quem passa pelo local tem que redobrar os cuidados para evitar acidentes. Vale destacar que essa não é a primeira vez que o problema vem à tona na mídia local. Em 20 de dezembro do ano passado, reportagem do Blog do Sena denunciou a mesma situação, que se agravou na época devido aos temporais que atingiram a cidade. 

Rua do entorno da Unacon, no bairro Felícia, em Vitória da Conquista. Vídeo: Conquista Repórter.

Já em 2020, ganhou repercussão na imprensa a falta de pavimentação no entorno de outra instituição do mesmo bairro que também atende a pacientes oncológicos: a Casa do Amor, localizada no Loteamento Jardim Guanabara. A situação na área era tão grave que o Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) fez uma recomendação para que o local fosse pavimentado, o que, entretanto, não foi atendido pelo então prefeito, Herzem Gusmão

Até meados do segundo semestre de 2021, ainda não existiam projetos destinados ao asfaltamento do Felícia. Contudo, em dezembro, a Prefeitura Municipal incluiu o bairro na lista dos que serão contemplados com as obras do Projeto de Saneamento Integrado e Urbanização (ProURBS), que prevê a urbanização com drenagem, terraplenagem, pavimentação das vias, ciclovias, calçadas com acessibilidade, arborização, construção de praças e construção de espaços esportivos.

A intenção do Executivo é que o ProURBS seja executado com recursos de um empréstimo internacional no valor de 71,4 milhões de dólares, que já foi consentido pela Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex) do Ministério da Economia. A proposta ainda precisa passar pela Câmara Municipal de Vereadores, onde não deve encontrar dificuldades para ser aprovado. 

IMPORTANTE! Contamos com seu apoio para continuar produzindo jornalismo local de qualidade no interior baiano. Doe para o Conquista Repórter através da chave PIX 77999214805. Os recursos arrecadados são utilizados, principalmente, para custos com manutenção, segurança e hospedagem do site, deslocamento para apurações, entre outras despesas operacionais. Você pode nos ajudar hoje?

Foram doações dos nossos leitores e leitoras, por exemplo, que nos ajudaram a manter o site no ar em 2023, após sofrermos um ataque hacker. Faça parte dessa corrente de solidariedade e contribua para que o nosso trabalho em defesa dos direitos humanos e da democracia no âmbito regional sobreviva e se fortaleça! Clique aqui para saber mais.

  • some
  • Somos uma organização de mídia independente que produz jornalismo local em defesa dos direitos humanos e da democracia no sertão baiano.
  • Apoie

© 2021-2024 | Conquista Repórter. Todos os direitos reservados.