Exposição de Vando Oliveira coloca em evidência a ancestralidade afro-indígena

Por - 8 de novembro de 2024

Obras estarão expostas até 29 de novembro, no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima. Produção do artista abrange esculturas de argila e madeira reaproveitada.

Karina Costa

Um mergulho na jornada de autoconhecimento e reverência às raízes afro-indígenas do artista plástico Vando Oliveira, nascido na comunidade de Ribeirão dos Paneleiros, em Vitória da Conquista. É isso o que as pessoas irão encontrar ao apreciar as obras que compõem a exposição “Ancestralidade em Transição”, aberta para visitação até o dia 29 de novembro, no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima.

Descendente dos indígenas Mongoyós, Vando utiliza a sua arte para deixar em evidência a cultura e a memória de seus ancestrais. Sua produção abrange esculturas de argila e madeira reaproveitada, além de obras que unem elementos tradicionais, míticos e religiosos. Para a nova exposição, buscou transformar o espaço em um labirinto de ancestralidade, onde o passado e o presente se encontram.

“As peças vieram para mim de uma inspiração. Foi ela que me apontou cada elemento que deveria ser utilizado nas obras. Eu digo isso porque o artista vai de encontro à matéria que o chama. Acredito que foi esse momento mágico que me inspirou a criar o conceito da Ancestralidade em Transição”, conta o artista indígena sobre o processo de produção para a coleção exposta no Centro de Cultura.

Além de escultor, Vando é historiador e professor de artes plásticas no Espaço Cultural João Caranha, no município de Barra do Choça. Ele também promove oficinas com crianças e adolescentes do bairro Bruno Bacelar, em Vitória da Conquista. Além disso, já realizou exposições em diversos espaços culturais, como na Feira Literária de Mucugê e na 64ª edição do Salão de Artes Visuais da Bahia, em Salvador.

A exposição “Ancestralidade em Transição” é realizada pelo Instituto Comunidade Sustentável, com apoio do Estúdio Imboré e do Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima. O trabalho conta ainda com patrocínio dos Governos Federal e do Estado da Bahia, por meio da Superintendência de Fomento ao Turismo.

IMPORTANTE! Contamos com seu apoio para continuar produzindo jornalismo local de qualidade no interior baiano. Doe para o Conquista Repórter através da chave PIX 77999214805. Os recursos arrecadados são utilizados, principalmente, para custos com manutenção, segurança e hospedagem do site, deslocamento para apurações, entre outras despesas operacionais. Você pode nos ajudar hoje?

Foram doações dos nossos leitores e leitoras, por exemplo, que nos ajudaram a manter o site no ar em 2023, após sofrermos um ataque hacker. Faça parte dessa corrente de solidariedade e contribua para que o nosso trabalho em defesa dos direitos humanos e da democracia no âmbito regional sobreviva e se fortaleça! Clique aqui para saber mais.

  • some
  • Somos uma organização de mídia independente que produz jornalismo local em defesa dos direitos humanos e da democracia no sertão baiano.
  • Apoie

© 2021-2024 | Conquista Repórter. Todos os direitos reservados.