Exposição apresenta retratos urbanos de Conquista sob o olhar do fotógrafo Micael Aquillah
Por Afonso Ribas - 7 de março de 2023
Fotografias estarão expostas no Foyer do Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima até o dia 17 de março.
Até o próximo dia 17 de março, moradores de Vitória da Conquista e visitantes de outras cidades circunvizinhas poderão apreciar a exposição “Retratos Urbanos”, assinada pelo fotógrafo Micael Aquillah, que é também bacharel em Cinema e Audiovisual e mestre em Cultura e Linguagens pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).
O projeto conta com dezenas de fotografias que, segundo Aquillah, “refletem uma busca particular por autoconhecimento” ao mesmo tempo em que apresentam eventos históricos e seus desdobramentos no contexto da terceira maior cidade do Sudoeste baiano.
Um dos objetivos da exposição, ainda de acordo com o fotógrafo, é estimular a memória e o sentimento de pertencimento do público. “Por outro lado, busca-se questionar a urbanização e o rastro de desigualdade social aparente na relação campo-cidade”, acrescenta.
O lançamento ocorreu no último dia 3 com uma roda de conversa que contou com a presença de pesquisadores da Uesb, como o professor Rogério Luiz Oliveira. Segundo ele, a exposição “nos convida a pensar numa vida extraordinária, de uma Conquista bonita, que muitas vezes chama a atenção das pessoas, quando na verdade, a beleza real está nos olhares”.
O projeto foi contemplado pelo edital de Ocupação de Pautas Artístico-Culturais dos Espaços Culturais da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult) e tem o apoio da Uesb. A entrada é gratuita.
O fotógrafo
Atualmente, Micael Aquillah é pós-graduando em História: Política, Cultura, Sociedade, Ensino e Aprendizagem. É professor e também realizador audiovisual. Já foi finalista do Prêmio Chico Albuquerque de Fotografia (2018), premiado no 5º Concurso Nacional de Fotografia Lei Maria da Penha (2017) e possui outros trabalhos selecionados para diversas mostras e festivais.
Foto de capa: Micael Aquillah.
IMPORTANTE! Contamos com seu apoio para continuar produzindo jornalismo local de qualidade no interior baiano. Doe para o Conquista Repórter através da chave PIX 77999214805. Os recursos arrecadados são utilizados, principalmente, para custos com manutenção, segurança e hospedagem do site, deslocamento para apurações, entre outras despesas operacionais. Você pode nos ajudar hoje?
Foram doações dos nossos leitores e leitoras, por exemplo, que nos ajudaram a manter o site no ar em 2023, após sofrermos um ataque hacker. Faça parte dessa corrente de solidariedade e contribua para que o nosso trabalho em defesa dos direitos humanos e da democracia no âmbito regional sobreviva e se fortaleça! Clique aqui para saber mais.