Eleições 2024: maioria dos candidatos de Conquista são homens, pardos e com ensino superior

Por - 4 de outubro de 2024

TSE incluiu pela primeira vez a possibilidade de declaração sobre a orientação sexual, mas a informação não é obrigatória. Plataforma nacional identificou apenas uma candidatura declaradamente LGBT+ na cidade.

TRE/RN

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mais de 300 candidatos e candidatas disputam as eleições de 2024 em Vitória da Conquista. Na cidade baiana com cerca de 370 mil habitantes, a maioria das pessoas que disputam o pleito são homens (64,84%), que se autodeclaram pardos (56,87%) e com nível superior completo (37,36%). As informações, extraídas do portal Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais (DivulgaCand), foram analisadas pelo Conquista Repórter.

Durante a coleta dos dados, 364 candidaturas estavam registradas no TSE. O número inclui as pessoas que pleiteiam vagas na Câmara de Vereadores e na Prefeitura. A partir da pesquisa, foram identificadas 236 candidaturas masculinas e 128 femininas. Apesar da população ser composta majoritariamente por mulheres (mais de 190 mil habitantes), os homens ainda são maioria na disputa por cargos eletivos.

Quanto ao registro de cor/raça, o levantamento mostrou que prevalece a auto declaração como pessoa parda (207). Na sequência, as pessoas brancas somam 104 (28,57%), enquanto pretas são 52 (14,29%). Uma única candidata a vereadora se declarou indígena (0,27%), mas não informou a etnia.

Quando observado o grau de escolaridade, a maioria dos candidatos e candidatas possui nível superior completo (136). Em seguida, os maiores quantitativos são de pessoas que afirmam ter ensino médio completo (119) e fundamental completo (42). Quatro pessoas assinalaram a opção “lê e escreve”.

Em 2024, o TSE incluiu pela primeira vez a possibilidade de os concorrentes declararem sua orientação sexual ao formalizar o registro para a disputa eleitoral. O cadastro permite que o respondente escolha se aquela informação será compartilhada ou não. Na plataforma nacional VoteLGBT, consta que Vitória da Conquista registra apenas uma candidatura declaradamente LGBT+. Trata-se do candidato a vereador Anderson Rocha (Cidadania), que integra a coligação da prefeita Sheila Lemos (União).

IMPORTANTE! Contamos com seu apoio para continuar produzindo jornalismo local de qualidade no interior baiano. Doe para o Conquista Repórter através da chave PIX 77999214805. Os recursos arrecadados são utilizados, principalmente, para custos com manutenção, segurança e hospedagem do site, deslocamento para apurações, entre outras despesas operacionais. Você pode nos ajudar hoje?

Foram doações dos nossos leitores e leitoras, por exemplo, que nos ajudaram a manter o site no ar em 2023, após sofrermos um ataque hacker. Faça parte dessa corrente de solidariedade e contribua para que o nosso trabalho em defesa dos direitos humanos e da democracia no âmbito regional sobreviva e se fortaleça! Clique aqui para saber mais.

  • some
  • Somos uma organização de mídia independente que produz jornalismo local em defesa dos direitos humanos e da democracia no sertão baiano.
  • Apoie

© 2021-2024 | Conquista Repórter. Todos os direitos reservados.