Eleições 2022 | Veja como terminou o 1º turno da votação em Vitória da Conquista
Por Victória Lôbo - 5 de outubro de 2022
Em contradição ideológica, o candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceu nas três zonas eleitorais do município, enquanto o candidato ACM Neto (UB) teve a maioria dos votos para o governo do estado.

O eleitorado de Vitória da Conquista demonstra preferência pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na disputa para o Executivo nacional, de acordo com dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Já para o governo do estado, ACM Neto (UB) é o preferido dos conquistenses que votam na zona urbana.
Na zona rural, que corresponde à 40º zona eleitoral, o candidato Jerônimo Rodrigues (PT) venceu. Ainda assim, mesmo saindo na frente em todo o estado, com 49,45% dos votos válidos, no primeiro turno, o petista perdeu em Vitória da Conquista, conquistando 37,95% dos eleitores. ACM Neto (UB) obteve 46,89% dos votos válidos no município, quase 10% a mais.
No tocante aos votos para presidente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi o candidato mais bem votado em todas as três zonas eleitorais de Conquista. Com 55,4% dos votos válidos no município, o destaque é para a votação massiva que ele obteve na zona rural: quase 70%.
Apesar disso, o atual presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), também teve uma votação expressiva na cidade, sendo a escolha de mais de 73 mil eleitores, o que equivale a 36,55% dos votos válidos.
Na Bahia como um todo, a votação para presidente foi menos apertada do que demonstram os números conquistenses. O ex-presidente Lula (PT) obteve 69,73% dos votos e o presidente Bolsonaro (PL) 24,31%.
IMPORTANTE! Contamos com seu apoio para continuar produzindo jornalismo local de qualidade no interior baiano. Doe para o Conquista Repórter através da chave PIX 77999214805. Os recursos arrecadados são utilizados, principalmente, para custos com manutenção, segurança e hospedagem do site, deslocamento para apurações, entre outras despesas operacionais. Você pode nos ajudar hoje?
Foram doações dos nossos leitores e leitoras, por exemplo, que nos ajudaram a manter o site no ar em 2023, após sofrermos um ataque hacker. Faça parte dessa corrente de solidariedade e contribua para que o nosso trabalho em defesa dos direitos humanos e da democracia no âmbito regional sobreviva e se fortaleça! Clique aqui para saber mais.