Eleições 2022 | Veja como terminou o 1º turno da votação em Vitória da Conquista 

Por - 5 de outubro de 2022

Em contradição ideológica, o candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceu nas três zonas eleitorais do município, enquanto o candidato ACM Neto (UB) teve a maioria dos votos para o governo do estado.

O eleitorado de Vitória da Conquista demonstra preferência pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na disputa para o Executivo nacional, de acordo com dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Já para o governo do estado, ACM Neto (UB) é o preferido dos conquistenses que votam na zona urbana.

Na zona rural, que corresponde à 40º zona eleitoral, o candidato Jerônimo Rodrigues (PT) venceu. Ainda assim, mesmo saindo na frente em todo o estado, com 49,45% dos votos válidos, no primeiro turno, o petista perdeu em Vitória da Conquista, conquistando 37,95% dos eleitores. ACM Neto (UB) obteve 46,89% dos votos válidos no município, quase 10% a mais. 

No tocante aos votos para presidente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi o candidato mais bem votado em todas as três zonas eleitorais de Conquista. Com 55,4% dos votos válidos no município, o destaque é para a votação massiva que ele obteve na zona rural: quase 70%. 

Apesar disso, o atual presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), também teve uma votação expressiva na cidade, sendo a escolha de mais de 73 mil eleitores, o que equivale a 36,55% dos votos válidos. 

Na Bahia como um todo, a votação para presidente foi menos apertada do que demonstram os números conquistenses. O ex-presidente Lula (PT) obteve 69,73% dos votos e o presidente Bolsonaro (PL) 24,31%. 

Gosta do nosso trabalho? Então considere apoiar o Conquista Repórter. Doe qualquer valor pela chave PIX 77999214805 ou assine a nossa campanha de financiamento coletivo no Catarse. Assim, você nos ajuda a fortalecer o jornalismo independente que Vitória da Conquista precisa e merece!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • some
  • Somos uma organização de mídia independente que produz jornalismo local em defesa dos direitos humanos e da democracia no sertão baiano.
  • Apoie

© 2021-2024 | Conquista Repórter. Todos os direitos reservados.