Eleições 2022 | Saiba quem são os candidatos de Conquista que buscam se reeleger como deputados

Por - 20 de setembro de 2022

Nomes são velhos conhecidos do eleitorado conquistense.

Nas eleições gerais de 2022, três candidatos de Vitória da Conquista buscam renovar seus mandatos como deputados: Fabrício Falcão (PCdoB) e José Raimundo Fontes (PT) concorrem ao cargo de deputado estadual. Já Waldenor Pereira (PT) busca permanecer mais quatro anos no Congresso Nacional, como deputado federal.

Todos eles já tiveram suas candidaturas deferidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e, além disso, pertencem à mesma federação partidária, chamada de Brasil da Esperança e composta pelo Partido dos Trabalhadores, Partido Comunista do Brasil e Partido Verde. 

Tanto Fabrício e José Raimundo quanto Waldenor são nomes bastante conhecidos do eleitorado conquistense. Com a proximidade da votação, marcada para o dia 2 de outubro, o Conquista Repórter reuniu as principais informações sobre cada um deles. Confira:

Fabrício Falcão (PCdoB)

Foto: PCdoB/BA.

Natural de Feira de Santana, segundo maior município da Bahia, Jean Fabrício Falcão é professor por formação. Graduou-se em Geografia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), campus de Vitória da Conquista, e se especializou em Gestão Pública e Orçamento pela Faculdade Juvêncio Terra. 

Já atuou como assessor político e sindical na Federação dos Trabalhadores na Agricultura (FETAG-BA) e foi técnico em análise material para concreto na Central Bettow. Se filiou ao PCdoB em 2004, quando foi eleito vereador de Conquista pela primeira vez. Em 2008, foi reeleito para o Legislativo conquistense, mas deixou a Câmara Municipal em 2010, quando conquistou uma vaga na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).

Desde então, atua como deputado estadual. Em 2016, concorreu ao cargo de prefeito da Jóia do Sertão, mas ficou em 4º lugar, com 11% dos votos válidos. Na Alba, já foi vice-presidente da Comissão de Defesa do Consumidor e Relações de Trabalho e titular da Comissão de Agricultura e Política Rural

Saiba mais sobre o candidato aqui.

José Raimundo Fontes (PT)

Foto: Alba.

Natural de Pojuca, município da Região Metropolitana de Salvador, José Raimundo Fontes é graduado em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Bahia (FACEBA) e em História pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde também fez mestrado em Ciências Sociais. Na Universidade de São Paulo (USP), obteve o título de doutor em História Econômica.

Em 1977, passou a compor o quadro de docentes da Faculdade de Formação de Professores de Vitória da Conquista (FFPVC), que deu origem à UESB. Foi, inclusive, um dos fundadores e o primeiro presidente da ADUSB (Associação dos Docentes da UESB). Além disso, também ajudou a fundar a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e o Partido dos Trabalhadores (PT), tendo um papel decisivo na organização e no crescimento da sigla no Sudoeste da Bahia. 

Nas eleições de 2000, se elegeu como vice-prefeito de Conquista, assumindo o cargo de prefeito em abril de 2002. Foi reeleito em 2004, concluindo sua gestão em 2008. Em 2010, foi eleito deputado estadual, cargo que ocupa desde então na política baiana. Na Alba, já foi presidente da Comissão de Constituição e Justiça e titular das comissões de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia e Serviço Público.

Saiba mais sobre o candidato aqui.

Waldenor Pereira (PT)

Foto: Agência Câmara.

Economista e professor licenciado da UESB, com pós-graduação em Programação e Orçamento Público pela UFBA, Waldenor Alves Pereira Filho é natural de Caculé, região Centro Sul da Bahia. Militou no movimento estudantil, sendo diretor do Grêmio da Escola Normal (atual Instituto de Educação Euclides Dantas) e do Centro dos Estudantes Universitários e Secundaristas de Vitória da Conquista (CEUSC).

Foi reitor da UESB e, assim como seu colega de partido com quem faz dobradinha, José Raimundo Fontes, também teve participação decisiva na fundação da CUT, da ADUSB e do PT. Foi eleito deputado estadual no ano de 2002 e reeleito em 2006. Na Assembleia Legislativa, foi líder do governo Jaques Wagner entre 2007 e 2010. 

Naquele ano, elegeu-se para o seu primeiro mandato como deputado federal, cargo político que ocupa desde então, após duas reeleições consecutivas em 2014 e 2018. No Congresso, atuou como titular na Comissão Especial de Reforma Política, foi presidente da Comissão Especial da Lei de Responsabilidade Educacional, vice-líder do PT e coordenador do Núcleo de Educação do partido.

Saiba mais sobre o candidato aqui.

Gosta do nosso trabalho? Então considere apoiar o Conquista Repórter. Doe qualquer valor pela chave PIX 77999214805 ou assine a nossa campanha de financiamento coletivo no Catarse. Assim, você nos ajuda a fortalecer o jornalismo independente que Vitória da Conquista precisa e merece!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • some
  • Somos uma organização de mídia independente que produz jornalismo local em defesa dos direitos humanos e da democracia no sertão baiano.
  • Apoie

© 2021-2024 | Conquista Repórter. Todos os direitos reservados.