Eleições 2022 | Saiba quem são os candidatos ao governo da Bahia
Por Letícia Mendes - 6 de setembro de 2022
Em menos de um mês, os baianos irão às urnas para decidir quem vai assumir o cargo atualmente ocupado por Rui Costa (PT). Nenhuma candidatura feminina foi registrada neste ano.
Com uma área territorial de 564.760 km², a Bahia possui mais de 11 milhões de pessoas aptas a votar em outubro deste ano, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Houve um aumento de quase 900 mil novos eleitores no estado, em comparação a 2018. O eleitorado é composto majoritariamente por mulheres (52%), enquanto os candidatos ao governo baiano, em 2022, são todos homens, com apenas duas mulheres compondo as chapas como candidatas a vice-governadoras.
Em menos de um mês, os baianos irão às urnas para decidir quem será o próximo governador do estado, cargo atualmente ocupado por Rui Costa (PT). O primeiro turno das eleições está marcado para ocorrer no dia 2 de outubro. Com a proximidade da votação, o Conquista Repórter reuniu algumas informações sobre cada um dos seis candidatos ao governo da Bahia. Confira abaixo:
ACM Neto (UB)
Com o slogan ‘A Bahia Pode Mais’, o advogado e empresário Antônio Carlos Peixoto de Guimarães Neto, mais conhecido como ACM Neto, 43 anos, é herdeiro de uma família com tradição política. Seu avô era Antônio Carlos Magalhães (1927-2007), que ocupou três vezes o cargo de governador da Bahia, além de ter sido eleito senador nos anos de 1994 e 2002.
Nascido em Salvador, em 26 de janeiro de 1979, Neto foi eleito deputado federal pela primeira vez em 2002. Além disso, fez parte da Comissão de Constituição e Justiça, destacando-se com sua participação nas investigações da CPMI dos Correios no mesmo período.
Tornou-se prefeito de Salvador em 2012, sendo reeleito em 2016. No pleito eleitoral de 2022, ele compõe a coligação ‘Pra Mudar a Bahia’, ao lado de Ana Coelho, 40 anos, candidata a vice-governadora.
Saiba mais sobre o candidato aqui.
Giovani Damico (PCB)
Giovani Damico, aos 29 anos, disputa sua primeira eleição para o governo da Bahia. O primeiro contato com a política se deu quando passou a integrar o movimento estudantil, na ala radicalizada da UFBA, em 2013, para reivindicar os direitos e as necessidades dos alunos.
A aproximação com as ações de caráter revolucionário resultaram em seu ingresso no Partido Comunista Brasileiro (PCB), no qual foi eleito para integrar a direção nacional do partido durante o XVI congresso do PCB, em 2020. No mesmo ano, Damico concorreu a vereador, nas eleições municipais, mas não venceu.
A chapa de Damico não formou coligação com outros partidos. Ao lado dele, como candidato a vice-governador, está o professor e advogado de direitos humanos, João Lucas Coimbra Sousa, 32 anos.
Saiba mais sobre o candidato aqui.
Jerônimo Rodrigues (PT)
Ex-secretário de educação e professor licenciado da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Jerônimo Rodrigues Souza disputa pela primeira vez um cargo político. Ele é a aposta do atual governador, Rui Costa (PT), para sucessão do cargo.
Candidato do PT (Partido dos Trabalhadores), ele está em uma coligação que possui, ao menos, oito partidos: PT, PSD, MDB, PSB, PCdoB, PV, Avante e Patriota. Quem disputa ao lado de Jerônimo como candidato a vice-governador é o presidente da Câmara Municipal de Salvador, Geraldo Júnior, integrante do partido MDB (Movimento Democrático Brasileiro).
Saiba mais sobre o candidato aqui.
João Roma (PL)
Ex-ministro da Cidadania do governo Bolsonaro, João Inácio Ribeiro Roma Neto, 49 anos, é candidato ao governo da Bahia pelo PL, partido do atual presidente da república.
Natural de Recife e formado em Direito, Roma foi eleito deputado federal em 2018. Quando o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, foi eleito em 2002, João ocupou o cargo de chefe de gabinete durante o seu mandato.
A médica Leonidia Umbelina, do Partido da Mulher Brasileira (PMB), disputa a eleição junto com Roma. Leonidia também é enfermeira, professora universitária e membro da Frente Evangélica em de Feira de Santana, a segunda maior cidade do estado.
Saiba mais sobre o candidato aqui.
Kleber Rosa (PSOL)
Professor e fundador do movimento Policiais Antifascismo, Kleber Rosa de Souza é o candidato lançado pelo PSOL que faz parte da coligação “Agora é a vez do povo”. Nascido em Salvador, ele é casado e se declara como negro.
O candidato, que disputa a eleição majoritária pela primeira vez, é cientista social, especialista em Educação Inclusiva e Diversidade, mestre em Educação de Jovens e Adultos (EJA) e investigador da polícia civil.
Estreando na carreira política, seu vice, Ronaldo Mansur (PSOL), aos 43 anos, possui ensino médio completo e exerce as ocupações de estudante, bolsista e estagiário.
Entre as diretrizes do plano de governo de Kleber, destacam-se a proibição da superlotação prisional, defesa ao ensino integral nas escolas e participação popular em todos as esferas da administração pública.
Saiba mais sobre o candidato aqui.
Marcelo Millet (PCO)
Marcelo Millet Oliveira nasceu em 3 de fevereiro de 1986, na capital do estado, Salvador. Aos 36 anos, o motorista particular concorre em sua segunda eleição pelo Partido da Causa Operária (PCO).
Em 2020, ele foi candidato a vice-prefeito de Salvador pela mesma sigla, e neste ano, candidatou-se para governador do estado.
Entre suas principais propostas de governo, destacam-se o fim da Polícia Militar e a estatização dos bancos. Quem o acompanha como candidato a vice-governador é Roque Vieira Júnior, de 57 anos.
Saiba mais sobre o candidato aqui.
Foto de capa: Montagem/Conquista Repórter.
IMPORTANTE! Contamos com seu apoio para continuar produzindo jornalismo local de qualidade no interior baiano. Doe para o Conquista Repórter através da chave PIX 77999214805. Os recursos arrecadados são utilizados, principalmente, para custos com manutenção, segurança e hospedagem do site, deslocamento para apurações, entre outras despesas operacionais. Você pode nos ajudar hoje?
Foram doações dos nossos leitores e leitoras, por exemplo, que nos ajudaram a manter o site no ar em 2023, após sofrermos um ataque hacker. Faça parte dessa corrente de solidariedade e contribua para que o nosso trabalho em defesa dos direitos humanos e da democracia no âmbito regional sobreviva e se fortaleça! Clique aqui para saber mais.