Eleições 2022 | Bahia reelege Otto para o Senado e adia disputa pelo governo para o segundo turno
Por Afonso Ribas - 2 de outubro de 2022
Médico irá ocupar o cargo de senador por mais oito anos. Seu aliado, Jerônimo Rodrigues (PT), ficou na frente do principal adversário, ACM Neto, mas não obteve votos suficientes para vencer em primeiro turno.
Com cerca de 100% das urnas apuradas em todo o estado da Bahia, o candidato à reeleição para o Senado Federal, Otto Alencar (PSD), obteve vitória e garantiu sua permanência na Casa por mais oito anos. O médico baiano conquistou mais de 4,2 milhões dos votos válidos, superando o candidato do Partido Progressista (PP), Cacá Leão, que era seu principal concorrente no pleito.
Leão obteve o equivalente a 25% dos votos válidos. Em terceiro lugar, com 14%, ficou a candidata Raissa Soares (PL), apoiadora do presidente Jair Bolsonaro. A candidata do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), Tâmara Azevedo, conquistou a quarta colocação, com mais de 119 mil votos (1,6%).
A vitória de Otto já era esperada, conforme indicavam as pesquisas de intenção de voto. O senador teve bastante destaque no Congresso Nacional em 2021 durante a chamada CPI da Pandemia. Sua sigla, o Partido Social Democrático, integra a chapa que tem Jerônimo Rodrigues (PT) como candidato ao governo do estado.
O ex-secretário de Educação da Bahia superou o seu principal rival nas urnas, ACM Neto (UB), mas não conseguiu a maioria necessária dos votos para vencê-lo ainda em primeiro turno. Com isso, os baianos terão que voltar às seções eleitorais no dia 30 de outubro para definir quem será o novo governador do estado.
Jerônimo obteve 49,4% dos votos válidos, o equivalente a mais de 4 milhões, enquanto ACM conquistou o apoio de 40,8% do eleitorado, o que representa cerca de 3,3 milhões de baianos. João Roma (PL) ficou em terceiro lugar, com 9% dos votos, que deverão migrar para o candidato do União Brasil, tornando difícil a vitória do petista no segundo turno.
Foto de capa: PT Bahia.
IMPORTANTE! Contamos com seu apoio para continuar produzindo jornalismo local de qualidade no interior baiano. Doe para o Conquista Repórter através da chave PIX 77999214805. Os recursos arrecadados são utilizados, principalmente, para custos com manutenção, segurança e hospedagem do site, deslocamento para apurações, entre outras despesas operacionais. Você pode nos ajudar hoje?
Foram doações dos nossos leitores e leitoras, por exemplo, que nos ajudaram a manter o site no ar em 2023, após sofrermos um ataque hacker. Faça parte dessa corrente de solidariedade e contribua para que o nosso trabalho em defesa dos direitos humanos e da democracia no âmbito regional sobreviva e se fortaleça! Clique aqui para saber mais.