Editorial: Precisamos humanizar o jornalismo e os jornalistas

Por - 22 de dezembro de 2021

O Conquista Repórter estará em recesso entre os dias 23 de dezembro e 9 de janeiro. Nossa mensagem de fim de ano é também uma carta aberta aos leitores e leitoras sobre o nosso 2021.

Talvez você não esteja acostumado a ler sobre o que acontece nos bastidores dos veículos jornalísticos que acompanha, até porque não é comum jornalistas compartilharem com seu público o que acontece antes ou mesmo depois da publicação de uma reportagem, por exemplo.

O que chega aos seus olhos ou ouvidos é um ‘produto final’, quase sempre livre de impressões ou relatos sobre o caminho percorrido até construí-lo. E o resultado disso é um processo silencioso de desumanização dos profissionais da imprensa.

Quando criamos o Conquista Repórter, sabíamos que, para nos aproximar de nossos leitores e leitoras e, assim, levar este projeto adiante, precisaríamos romper com esse processo de desumanização. Por isso, tentamos deixar bastante evidente que não são robôs que estão por trás das informações veiculadas em nossos canais.

Buscamos mostrar que somos sensíveis às opiniões e sentimentos alheios e que temos, também, nossas próprias crenças e convicções. Mostrar que estamos suscetíveis a erros. E mostrar que, antes de mais nada, somos cidadãos como quaisquer outros de Vitória da Conquista.

Devemos confessar que os últimos sete meses, desde a estreia do site, foram os mais difíceis das nossas vidas. Foram sete meses trabalhando manhã e tarde para pagar nossas contas, e usando o turno da noite, na maior parte das vezes, para produzir tudo o que você vê, lê e consome por aqui. Não é um hobby, mas por enquanto, não é o que nos mantém. E não há demérito nenhum nisso.

Fazemos o Conquista Repórter porque acreditamos fielmente na importância do jornalismo como instrumento de transformação social e emancipação humana. Fazemos porque sabemos que Vitória da Conquista e as pessoas que vivem nela precisam de informações bem apuradas e que promovam um debate público qualificado. Além disso, fazemos porque somos apaixonados pela profissão.

E continuaremos fazendo um jornalismo local independente e de qualidade enquanto for possível. E, para isso, contaremos sempre com o seu apoio e incentivo. Chegamos ao fim de 2021, portanto, orgulhosos do que construímos até então e esperançosos por tudo que ainda está por vir. Entraremos em recesso a partir desta quinta-feira, 23 de dezembro, e retornaremos com energias renovadas no dia 10 de janeiro.

Por hora, desejamos a você um feliz fim de ano! Até logo!

Gosta do nosso trabalho? Então considere apoiar o Conquista Repórter. Doe qualquer valor pela chave PIX 77999214805 ou assine a nossa campanha de financiamento coletivo no Catarse. Assim, você nos ajuda a fortalecer o jornalismo independente que Vitória da Conquista precisa e merece!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • some
  • Somos uma organização de mídia independente que produz jornalismo local em defesa dos direitos humanos e da democracia no sertão baiano.
  • Apoie

© 2021-2024 | Conquista Repórter. Todos os direitos reservados.