Editorial | Dois anos de Conquista Repórter: jornalismo independente que resiste no interior da Bahia
Por Da Redação - 19 de maio de 2023
Neste segundo ano de aniversário, mais do que nunca, precisamos do seu apoio para continuar (r)existindo.
Neste sábado, 20 de maio, o Conquista Repórter completa dois anos de existência. São mais de 700 dias de compromisso com um jornalismo plural, independente e humanizado, fruto de um percurso formativo que começou em 2015, na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, mas que não tem prazo para terminar, pois é um processo constante e inacabado. E justamente por isso, estamos sempre evoluindo e melhorando.
Nosso jornalismo é ancorado no interesse público e, ao mesmo tempo, engajado com a defesa dos direitos humanos no interior da Bahia, em uma cidade onde, cada vez mais, é necessário se insurgir contra diferentes opressões sociais e narrativas que invisibilizam aqueles que precisam ser ouvidos e empoderados. Nesse cenário, nadamos contra a maré e, dia após dia, temos resistido a dificuldades financeiras, silenciamentos, ao cansaço físico e mental.
E, assim, resistindo, chegamos ao nosso segundo aniversário mais crentes do que nunca na importância do que fazemos e, mais ainda, das histórias que contamos. E não foram poucas. Com investigações exclusivas, notícias cotidianas, produções em formatos pouco tradicionais na cidade e mesmo com curadorias de conteúdo, buscamos qualificar o debate público, contextualizar acontecimentos relevantes e, pouco a pouco, gerar mudanças com impacto positivo em nossa sociedade.
Porém, é preciso destacar que também chegamos até aqui cientes de que, para continuar (r)existindo, precisamos, mais do que nunca, do apoio de quem nos acompanha. O diálogo com a comunidade sempre foi um dos nossos princípios editoriais. A partir disso, criamos elos com diferentes leitores e leitoras. Agora, precisamos nos tornar verdadeiros aliados em prol de um jornalismo local de qualidade, comprometido com as minorias sociais e com a garantia de direitos fundamentais para o ser humano, como educação, saúde, moradia, cultura, entre tantos outros conquistados com muita luta e coragem.
Você pode nos ajudar com sugestões de pauta, críticas, comentários e compartilhamentos em publicações. E, mais diretamente, pode colaborar para financiar o nosso trabalho, com doações recorrentes através da nossa campanha no Catarse ou com valores pontuais, através da nossa chave PIX 77999214805. Da forma que for possível, ajude-nos a construir e manter um jornalismo que Vitória da Conquista precisa e merece!
IMPORTANTE! Contamos com seu apoio para continuar produzindo jornalismo local de qualidade no interior baiano. Doe para o Conquista Repórter através da chave PIX 77999214805. Os recursos arrecadados são utilizados, principalmente, para custos com manutenção, segurança e hospedagem do site, deslocamento para apurações, entre outras despesas operacionais. Você pode nos ajudar hoje?
Foram doações dos nossos leitores e leitoras, por exemplo, que nos ajudaram a manter o site no ar em 2023, após sofrermos um ataque hacker. Faça parte dessa corrente de solidariedade e contribua para que o nosso trabalho em defesa dos direitos humanos e da democracia no âmbito regional sobreviva e se fortaleça! Clique aqui para saber mais.