Editorial | Com Saúde Renovada e Acelera Conquista, Sheila Lemos sedimenta caminho para reeleição

Por - 15 de abril de 2024

Cada obra municipal concluída e entregue é uma oportunidade para a prefeita fazer comício antes mesmo do início da campanha eleitoral.

Parede com rachadura, vidraças quebradas, pintura desbotada. Uma infraestrutura completamente precária. Era esse o estado do Posto de Saúde do Quilombo de Lagoa de Maria Clemência quando visitamos a comunidade durante as apurações para a 2ª temporada do podcast Fatos & Vozes, em setembro de 2023. Mas longe de ser esse um caso isolado, o que constatamos ao ir a várias localidades rurais é que a situação se repetia ou era até mesmo pior em diversas outras unidades de saúde.

A prefeita Sheila Lemos, no entanto, parece ter preferido esperar o último ano do seu mandato para tomar alguma medida efetiva acerca dessas denúncias, que se acumularam ao longo de sua gestão. Somente após inúmeras reclamações e mobilizações de moradores, além de matérias expondo tal descaso na imprensa local, a gestora decidiu lançar o Saúde Renovada, em janeiro deste ano. O programa prevê a revitalização de postos municipais de saúde das zonas rural e também urbana. Até o momento, seis unidades já foram completamente reformadas e entregues à população, incluindo a de Lagoa de Maria Clemência.

A qualidade, eficácia e capacidade do serviço de atender as demandas da população já é outra história. E sabemos muito bem como ela tem se desenrolado, basta acompanhar de perto o caos gerado pela epidemia de dengue no município. Ou melhor: pela inação do Poder Público na implementação de medidas preventivas e educativas contra a doença. Mas aqui cabe destacar que a escolha de Lemos para lançar um programa como o Saúde Renovada em pleno ano eleitoral é completamente proposital e tem um objetivo claro: reeleição.

Afinal, o que será que vai estar mais fresco na memória da população de uma comunidade como Lagoa de Maria Clemência no momento de votar, nas eleições de 2024: um posto de saúde completamente revitalizado que os moradores acabaram de receber ou a situação precária de antes? Cada nova unidade que é reformada ou mesmo qualquer outra obra municipal que é concluída e entregue aos conquistenses é uma oportunidade diferente para a prefeita fazer comício antes mesmo do início da campanha eleitoral.

Foi exatamente isso o que vimos e temos visto, cada vez mais, nas redes de Lemos e da Prefeitura, que claramente intensificou o uso da máquina pública a seu favor, inclusive com uma propaganda que, tecnicamente, não deixa quase nada a desejar, diferentemente do que é possível observar na pré-campanha de seus concorrentes diretos, sobretudo o deputado federal Waldenor Pereira. E se essa estratégia não surtisse efeitos, a atual prefeita não estaria despontando na liderança das intenções de voto, conforme aponta a pesquisa divulgada pelo Bahia Notícias, no início do mês.

Esse é só o começo da investida eleitoreira da gestora em busca do segundo mandato. Afinal, conforme apurou o Blog de Giorlando Lima, cerca de 70% do empréstimo de R$160 milhões obtidos com a Caixa Econômica já foi licitado. Ainda faltam 30%. O investimento faz parte de outro programa, o Acelera Conquista, cuja próxima etapa prevê a reforma e manutenção de 13 praças. Em breve, deve ser finalizada ainda a revitalização do Parque Municipal Lagoa das Bateias, obra pela qual, sem dúvidas, Lemos será lembrada. Enquanto isso, o que se vê do outro lado é uma pré-candidatura de oposição que parece estar longe de ganhar a força necessária para reverter um cenário que caminha para algo parecido ao que vimos em 2020.

Foto de capa: Secom/PMVC.

IMPORTANTE! Contamos com seu apoio para continuar produzindo jornalismo local de qualidade no interior baiano. Doe para o Conquista Repórter através da chave PIX 77999214805. Os recursos arrecadados são utilizados, principalmente, para custos com manutenção, segurança e hospedagem do site, deslocamento para apurações, entre outras despesas operacionais. Você pode nos ajudar hoje?

Foram doações dos nossos leitores e leitoras, por exemplo, que nos ajudaram a manter o site no ar em 2023, após sofrermos um ataque hacker. Faça parte dessa corrente de solidariedade e contribua para que o nosso trabalho em defesa dos direitos humanos e da democracia no âmbito regional sobreviva e se fortaleça! Clique aqui para saber mais.

  • some
  • Somos uma organização de mídia independente que produz jornalismo local em defesa dos direitos humanos e da democracia no sertão baiano.
  • Apoie

© 2021-2024 | Conquista Repórter. Todos os direitos reservados.