Covid-19: profissionais da imprensa se reúnem com governo municipal em busca de vacinação para a categoria

Por - 7 de junho de 2021

A audiência com a prefeita Sheila Lemos aconteceu nesta segunda-feira, 7, mas a categoria vem se mobilizando desde o mês passado

“Os profissionais de imprensa estão morrendo por estarem na linha de frente”. Essa afirmação da delegada do Sindicato dos Jornalistas Baianos (Sinjorba) em Vitória da Conquista, Edna Nolasco, resume a luta dos profissionais para a vacinação de todos, sem importar a idade. Na manhã desta segunda-feira, 7, ela representou a categoria numa audiência com a gestão municipal para discutir a imunização dos jornalistas no município.

Além de Nolasco, estiveram presentes a prefeita Sheila Lemos (DEM), a secretária de Saúde, Ramona Cerqueira, o vereador Luciano Gomes (PCdoB) e a editora executiva do Site Avoador e professora do curso de jornalismo da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Carmen Carvalho. Segundo a gestão municipal, a vacinação de jornalistas ainda não começou em Conquista porque as doses para o grupo ainda não foram repassadas pelo governo estadual.

A audiência da gestão municipal com o Sinjorba aconteceu na manhã desta segunda-feira, 7.

Por isso, o secretário de Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, foi acionado, “para ver se dá celeridade na vacinação”, segundo Edna. Uma carta aberta direcionada à Sheila Lemos, escrita por um coletivo de jornalistas de Conquista, diz que, “na Bahia, somamos 26 jornalistas e radialistas mortos, vítimas do coronavírus. Dois deles morreram há uma semana”. Em todo o Brasil, foram 224 desde o início da pandemia.

Ao lado do Maranhão e Mato Grosso, a Bahia é um dos três estados brasileiros que autorizaram a vacinação de profissionais da imprensa, que vem sendo realizada em um total de 52 municípios baianos. No entanto, grande parte deles vacinaram apenas os jornalistas com idade acima de 40 anos. O sindicato pede que toda a categoria seja vacinada, independentemente da idade.

#VacinaAImprensa #VacinaParaJornalistas #VacinaJá. Essas são as hashtags que serão utilizadas na próxima quarta-feira, 9, no dia Dia Nacional de Luta pela Vacinação dos Jornalistas. A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) convocou a mobilização e pede que a categoria vista azul. Também estão marcados twitaços, instagramaços e manifestações em frente às Secretarias Estaduais de Saúde.

No dia 19 de maio, já havia acontecido uma mobilização para que os jornalistas vestissem azul em prol da vacinação e na última quarta-feira, 2, aconteceu o apagão presencial da imprensa. Os veículos que aderiram à campanha só postaram conteúdos de utilidade pública.

Gosta do nosso trabalho? Então considere apoiar o Conquista Repórter. Doe qualquer valor pela chave PIX 77999214805 ou assine a nossa campanha de financiamento coletivo no Catarse. Assim, você nos ajuda a fortalecer o jornalismo independente que Vitória da Conquista precisa e merece!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • some
  • Somos uma organização de mídia independente que produz jornalismo local em defesa dos direitos humanos e da democracia no sertão baiano.
  • Apoie

© 2021-2024 | Conquista Repórter. Todos os direitos reservados.