Covid-19: Conquista mantém taxa de ocupação dos leitos de UTI abaixo de 60% por cinco dias consecutivos
Por Victória Lôbo - 10 de agosto de 2021
Apesar do atraso da vacinação no município, a quantidade de casos graves da doença tem diminuído; Dados seguem tendência vistas a nível estadual
O boletim epidemiológico divulgado pela Prefeitura de Vitória da Conquista nesta terça-feira, 10, mostrou que a taxa de ocupação dos leitos de UTI (Unidade Terapêutica Intensiva) destinados ao tratamento da covid-19 está em 48,6%. Com isso, ela se mantêm abaixo dos 60% pelo quinto dia seguido e, mesmo com o atraso no cronograma de imunização do município, comprova a influência da vacinação na diminuição de casos graves da doença.
Mais de 160 mil conquistenses foram vacinados com a primeira dose dos imunizantes até o dia 8 deste mês. Desse total, 77.262 pessoas completaram o ciclo vacinal. A população da cidade, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no ano de 2020, era 341.128 cidadãos.
A taxa de ocupação de leitos de UTI registrada hoje é a segunda menor de 2021. A mais baixa foi 47,1%, referente a ontem, 9. A queda no número de pessoas internadas em estado grave pela covid-19 vem ocorrendo desde o final de julho. Na região sudoeste como um todo, a taxa ficou em 56% nesta segunda-feira, 9. A Bahia, segundo a Secretaria de Saúde do Estado, tem 2.912 casos ativos.
A manutenção da baixa ocupação entra em acordo com o decreto estadual que libera o retorno às aulas em modalidade semipresencial nos municípios que mantiverem as taxas abaixo dos 75%. Entretanto, o Governo do Estado ressaltou que o atraso pela busca da segunda dose pode prejudicar o esquema vacinal, visto que, de acordo com dados divulgados no dia 4, cerca de 400 mil baianos estavam com a dose atrasada.
“O tempo entre as doses é recomendado pelo Programa Nacional de Imunização. Somente assim a pessoa vai poder obter uma melhor resposta imune e aumentar a sua proteção contra a doença”, afirmou a coordenadora de Imunização da Secretaria de Saúde do Estado, Vânia Vanden Broucke.
*Foto de Capa: Governo do Estado
IMPORTANTE! Contamos com seu apoio para continuar produzindo jornalismo local de qualidade no interior baiano. Doe para o Conquista Repórter através da chave PIX 77999214805. Os recursos arrecadados são utilizados, principalmente, para custos com manutenção, segurança e hospedagem do site, deslocamento para apurações, entre outras despesas operacionais. Você pode nos ajudar hoje?
Foram doações dos nossos leitores e leitoras, por exemplo, que nos ajudaram a manter o site no ar em 2023, após sofrermos um ataque hacker. Faça parte dessa corrente de solidariedade e contribua para que o nosso trabalho em defesa dos direitos humanos e da democracia no âmbito regional sobreviva e se fortaleça! Clique aqui para saber mais.