Covid-19: após cobranças, Prefeitura inicia aplicação da 2ª dose da Pfizer em Conquista
Por Afonso Ribas - 31 de agosto de 2021
Também continuará sendo aplicada a 2ª dose das vacinas Coronavac e AstraZeneca; Aplicação da 1ª dose continua suspensa na zona urbana
A Prefeitura de Vitória da Conquista (PMVC) informou que terá início nesta quarta-feira, 1º, a aplicação da 2ª dose da vacina Pfizer no município. Poderão se imunizar as pessoas que estão com retorno agendado para o dia 2 de setembro ou datas anteriores. O anúncio ocorreu após diversas cobranças feitas por munícipes no perfil oficial do Executivo no Instagram.
Por meio de nota publicada no site da PMVC, a Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) disse que a aplicação da 2ª dose está sendo iniciada na data correta, “considerando o período de 84 dias da 1ª dose, que começou a ser aplicada em gestantes e puérperas no dia 10 de junho”. Entretanto, fontes ouvidas pela nossa reportagem disseram que já deveriam ter completado o esquema vacinal com o imunizante estadunidense.
Obedy Lima é lactante e afirmou que, no seu cartão de vacina, “colocaram que a segunda dose seria dia 27 de agosto”. Ela questionou três vezes à Secom com relação ao início da aplicação, mas contou que não foi respondida. “O bordão da Prefeitura [de ser] uma cidade para pessoas prova que isso só acontece na propaganda. Não existe uma comunicação transparente. Age como se não tivesse que dar satisfação à população”, criticou.
Por conta dos constantes atrasos na vacinação contra a covid-19 em Conquista, mesmo quem ainda não estava com a data de retorno vencida, já sentia receio de que ela demorasse a começar. É o caso de Maria do Carmo Chaves, uma das pessoas que poderão garantir a imunização completa nesta quarta, 1º.
Sua filha, Larissa Chaves, disse que vem “acompanhando como a PMVC vem disponibilizando a segunda dose da vacina” desde o momento em que toda a sua família tomou a 1ª dose. De acordo com ela, a Prefeitura Municipal age como se a campanha de imunização contra a covid-19 de Conquista fosse a melhor de todo o estado. “Estamos longe disso”, comentou.
De acordo com a Secom, a 2ª dose da Pfizer será aplicada, das 9h às 16h, no drive-thru do Comando de Policiamento da Região Sudoeste (CPRSO), no bairro Kadija, e no ponto fixo para pedestres do Ginásio da Nova Sião, no bairro Alto Maron. Também haverá aplicação da 2ª dose das vacinas Coronavac e AstraZeneca, nos pontos de vacinação descritos nos cards abaixo.
1ª dose suspensa
A aplicação da 1ª dose, entretanto, continua suspensa na zona urbana, o que tem gerado revolta da população com idade inferior aos 22 anos, que ainda não foi imunizada. A Prefeitura não informou se há previsão de retomada da imunização por faixa etária, pois o estoque esgotou após o mutirão realizado nesta segunda, 30, quando mais de 7 mil conquistenses foram vacinados.
Mesmo sem previsão de quando irá concluir a vacinação da população adulta, o Executivo iniciou hoje, 31, o cadastramento para aplicação da 1ª dose em adolescentes entre 12 e 17 anos, com ou sem comorbidades. O objetivo, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), é “fazer o planejamento antecipado para iniciar a vacinação deste grupo, de acordo com a determinação estabelecida pela Resolução CIB nº 181/2021.
IMPORTANTE! Contamos com seu apoio para continuar produzindo jornalismo local de qualidade no interior baiano. Doe para o Conquista Repórter através da chave PIX 77999214805. Os recursos arrecadados são utilizados, principalmente, para custos com manutenção, segurança e hospedagem do site, deslocamento para apurações, entre outras despesas operacionais. Você pode nos ajudar hoje?
Foram doações dos nossos leitores e leitoras, por exemplo, que nos ajudaram a manter o site no ar em 2023, após sofrermos um ataque hacker. Faça parte dessa corrente de solidariedade e contribua para que o nosso trabalho em defesa dos direitos humanos e da democracia no âmbito regional sobreviva e se fortaleça! Clique aqui para saber mais.