Com entrada gratuita, exposição reúne trabalhos de artistas visuais de Vitória da Conquista
Por Afonso Ribas - 18 de outubro de 2023
Obras estarão disponíveis para visitação nestas quarta, 18, e quinta-feira, 19, no Espaço Senac.
Dar visibilidade à diversidade de gerações de mulheres artistas visuais de Vitória da Conquista. É com essa proposta que o Espaço Senac, em parceria com o 7° Conectour, apresenta ao público da cidade a exposição coletiva “Umas às Outras”, aberta para visitação das 15h às 21h30 destas quarta, 18, e quinta-feira, 19.
Com entrada gratuita, a mostra reúne obras de diferentes categorias, como fotografia, pintura, escultura e desenho. Ao todo, oito mulheres terão seus trabalhos expostos para que a população local possa prestigiar: Edna Nolasco (em memória), Bartira Hotakiã, Erica Daniela, Mônica Lula, Pamela Dantas, Raquel Dantas, Rogeria Maciel e Samylle Teles. As peças fazem parte do acervo pessoal de cada uma delas.
“A ideia que nos une é a construção das imagens ou dos imaginários de oito mulheres em faixas etárias e modos de vida distintos, a partir da percepção de corpos e mentes, das dores físicas ou sentimentais, ancestralidade e posteridade, solidão e solitude, memórias coletivas ou pessoais, reconhecimento e esquecimento, nos vários processos de criação”, disse a comissão organizadora em uma publicação no Instagram.
A exposição destaca ainda a memória e o legado da fotógrafa Edna Nolasco, reconhecida no município tanto pelo seu trabalho como artista visual quanto pela sua atuação à frente da diretoria regional do Sindicato dos Jornalistas da Bahia (Sinjorba). Parte das fotografias expostas são de sua autoria. A participação das outras expositoras foi articulada por Rogeria Maciel. O Espaço Senac, onde está instalada a mostra, fica na Rua Sifredo Pedral Sampaio, 720, bairro Recreio.
Imagem de capa: Divulgação / Umas às Outras.
IMPORTANTE! Contamos com seu apoio para continuar produzindo jornalismo local de qualidade no interior baiano. Doe para o Conquista Repórter através da chave PIX 77999214805. Os recursos arrecadados são utilizados, principalmente, para custos com manutenção, segurança e hospedagem do site, deslocamento para apurações, entre outras despesas operacionais. Você pode nos ajudar hoje?
Foram doações dos nossos leitores e leitoras, por exemplo, que nos ajudaram a manter o site no ar em 2023, após sofrermos um ataque hacker. Faça parte dessa corrente de solidariedade e contribua para que o nosso trabalho em defesa dos direitos humanos e da democracia no âmbito regional sobreviva e se fortaleça! Clique aqui para saber mais.