Com entrada gratuita, exposição reúne fotografias que retratam o sertão do Sudoeste baiano
Por Lays Macedo - 27 de setembro de 2024
Micael Aquillah estreia seu novo trabalho no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, em Vitória da Conquista, no dia 30 de setembro. As obras estarão expostas até 15 de outubro.
Convidar as pessoas a um mergulho nas complexidades humanas e territoriais do sertão, rompendo estereótipos e explorando novas perspectivas. Essa é a proposta da exposição “Arredores”, do fotógrafo e cineasta Micael Aquillah, que estará no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, em Vitória da Conquista, a partir da próxima segunda-feira, 30. A produção apresentará fotografias documentais capturadas em cenários de diferentes municípios do Sudoeste baiano.
Para compor a mostra, o artista reuniu imagens que captam a relação do homem com “o espaço geográfico e simbólico que molda suas histórias de criação, subsistência, vínculos afetivos e contratos sociais”, daí a origem do nome da exposição. Os registros foram feitos entre 2009 e 2023, nos municípios de Anagé, Barra do Choça, Belo Campo, Caetanos, Mirante, Planalto, Poções e Vitória da Conquista.
Contemplada por edital estadual da Lei Paulo Gustavo, “Arredores” é uma exposição com entrada gratuita e classificação livre. Entre os temas abordados nas fotografias estão pertencimento, identidade, lutas cotidianas e as condições de resistência da população sertaneja em meio aos impactos da urbanização. Em Vitória da Conquista, as obras estarão expostas até 15 de outubro, das 9h às 22h,
Micael Aquillah é bacharel em Cinema e Audiovisual, mestre em Cultura e Linguagens e pós-graduado em História Cultural. É também professor e possui uma trajetória na fotografia marcada por premiações nacionais, como Prêmio Chico Albuquerque de Fotografia (2018) e Concurso Nacional de Fotografia Lei Maria da Penha (2017). Em 2024, foi selecionado para a 65ª edição dos Salões de Artes Visuais da Bahia (FUNCEB).
IMPORTANTE! Contamos com seu apoio para continuar produzindo jornalismo local de qualidade no interior baiano. Doe para o Conquista Repórter através da chave PIX 77999214805. Os recursos arrecadados são utilizados, principalmente, para custos com manutenção, segurança e hospedagem do site, deslocamento para apurações, entre outras despesas operacionais. Você pode nos ajudar hoje?
Foram doações dos nossos leitores e leitoras, por exemplo, que nos ajudaram a manter o site no ar em 2023, após sofrermos um ataque hacker. Faça parte dessa corrente de solidariedade e contribua para que o nosso trabalho em defesa dos direitos humanos e da democracia no âmbito regional sobreviva e se fortaleça! Clique aqui para saber mais.