Coletivos se reúnem para celebrar artes urbanas no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima
Por Lays Macedo - 16 de agosto de 2024
Ação será realizada neste sábado, 17, na Concha Acústica, das 15h às 22h. Evento reunirá oficinas, performances e shows gratuitos que destacam diferentes elementos do Hip Hop.

Escritores, rappers, DJs, grafiteiros, cordelistas e integrantes de diversos coletivos culturais estarão reunidos na Concha Acústica do Centro de Cultura Camillo de Jesus, em Vitória da Conquista, neste sábado, 17, das 15h às 22h. Os grupos farão parte do evento Ocupação Slam, que busca colocar em evidência os trabalhos de artistas e ativistas comprometidos com a crítica social e política.
Com entrada gratuita, a ação integra o projeto Slam Caatingueiro. O nome faz referência a um gênero literário que envolve a declamação de versos em espaços públicos. Por meio da poesia falada, os slammers compartilham experiências de vida ao mesmo tempo em que abordam temáticas sociais, a exemplo do feminismo, racismo, ancestralidade, e as opressões contra as periferias.
A Ocupação Slam irá promover oficinas, produção e lançamento de livros, performances e shows gratuitos. As apresentações ficarão por conta de artistas locais, como Noi, Dom José, Rasta Bass, Ana Cabral, Keu Souza, Emissário Raell e outros. Todos os momentos culturais terão tradução em Libras.
De acordo com Renata Barreto, produtora executiva do evento, o intuito da iniciativa é integrar a comunidade, grupos sociais e culturais, em uma celebração das artes urbanas. “A proposta é evidenciar a importância do movimento slam para o compartilhamento de narrativas necessárias à sociedade, a exemplo das questões de gênero, preconceito, além de referenciar a nossa cultura regional”, explica.
O projeto foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura, via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura – Governo Federal. A Lei Paulo Gustavo Bahia (PGBA) foi criada para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, visando cumprir a Lei Complementar nº 195/2022.
IMPORTANTE! Contamos com seu apoio para continuar produzindo jornalismo local de qualidade no interior baiano. Doe para o Conquista Repórter através da chave PIX 77999214805. Os recursos arrecadados são utilizados, principalmente, para custos com manutenção, segurança e hospedagem do site, deslocamento para apurações, entre outras despesas operacionais. Você pode nos ajudar hoje?
Foram doações dos nossos leitores e leitoras, por exemplo, que nos ajudaram a manter o site no ar em 2023, após sofrermos um ataque hacker. Faça parte dessa corrente de solidariedade e contribua para que o nosso trabalho em defesa dos direitos humanos e da democracia no âmbito regional sobreviva e se fortaleça! Clique aqui para saber mais.