Biblioteca realiza campanha para arrecadação de livros indicados para o vestibular Uesb 2024

Por - 23 de julho de 2024

As pessoas interessadas em contribuir podem doar as obras ou valores via PIX para ajudar na aquisição dos títulos. As doações serão destinadas aos estudantes do colégio estadual situado no distrito Cabeceira do Jiboia.

Afonso Ribas

A Biblioteca Comunitária Donaraça, situada no distrito Cabeceira do Jiboia, na zona rural de Vitória da Conquista, iniciou uma campanha solidária com o intuito de facilitar o acesso dos estudantes do Ensino Médio às obras literárias indicadas para o vestibular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Neste ano, os títulos selecionados para a prova são ‘Laços de família’, de Clarice Lispector; ‘Não vou mais lavar os pratos’, de Cristiane Sobral; e ‘Torto Arado’, de Itamar Vieira Jr.

Intitulada ‘Campanha Solidária Capanga Literária’, a ação busca atender cerca de 90 alunos do colégio estadual do distrito Cabeceira do Jiboia. As pessoas interessadas em contribuir podem doar os livros – novos ou usados em bom estado de conservação – , ou valores a partir de R$30 via PIX. Para combinar a entrega da doação, é preciso entrar em contato com a coordenação da biblioteca, via mensagem no Instagram (@bc.donaraca) ou pelo WhatsApp (77 998037350).

Para quem preferir doar financeiramente, a Donaraça disponibiliza a chave PIX 48.820.778/0001-73 (CNPJ – Associação Instituto Relicário). Após o período do vestibular, os títulos farão parte do acervo da biblioteca e poderão ser acessados por outros leitores individuais, grupos ou coletivos.

Segundo Juliana Brito, coordenadora da biblioteca, a campanha solidária é uma ferramenta para transformar realidades. “Essa ação faz parte de um desejo maior, que é colaborar com as escolas para que mais jovens e adultos possam ingressar no ensino superior. Aqui na região, nós observamos que existe uma grande dificuldade para que os estudantes consigam prestar o ENEM ou o vestibular”, explica.

Além da busca pelas doações, a iniciativa irá realizar rodas de conversa entre os estudantes, professores e outros leitores, com o objetivo de promover uma reflexão crítica acerca dos temas suscitados pelos livros.

*Matéria atualizada às 15h30 de 23/07/2024.

IMPORTANTE! Contamos com seu apoio para continuar produzindo jornalismo local de qualidade no interior baiano. Doe para o Conquista Repórter através da chave PIX 77999214805. Os recursos arrecadados são utilizados, principalmente, para custos com manutenção, segurança e hospedagem do site, deslocamento para apurações, entre outras despesas operacionais. Você pode nos ajudar hoje?

Foram doações dos nossos leitores e leitoras, por exemplo, que nos ajudaram a manter o site no ar em 2023, após sofrermos um ataque hacker. Faça parte dessa corrente de solidariedade e contribua para que o nosso trabalho em defesa dos direitos humanos e da democracia no âmbito regional sobreviva e se fortaleça! Clique aqui para saber mais.

  • some
  • Somos uma organização de mídia independente que produz jornalismo local em defesa dos direitos humanos e da democracia no sertão baiano.
  • Apoie

© 2021-2024 | Conquista Repórter. Todos os direitos reservados.