Apoie o jornalismo que está a serviço dos cidadãos conquistenses

Por - 5 de outubro de 2021

Para continuar produzindo jornalismo local, independente e de qualidade, o Conquista Repórter acaba de lançar a sua campanha de financiamento coletivo no Catarse. Saiba como apoiar.

Desde o dia 20 de maio de 2021, o Conquista Repórter está no ar, cheio de conteúdos diversos que vêm fazendo a diferença no jornalismo de Vitória da Conquista. Para continuarmos produzindo e nos conectarmos ainda mais com nossos leitores, lançamos, na noite desta quarta-feira, 6, uma campanha de financiamento coletivo no Catarse, além da nossa editoria de opinião.

Com o intuito de ser um site que faz um jornalismo independente, responsável e de qualidade, o CR tem como diferenciais a produção de reportagens em profundidade, a curadoria de notícias locais e a utilização do jornalismo de dados e da Lei de Acesso à Informação (LAI). Apesar de não termos amarras econômicas, não podemos deixar de vê-lo como um negócio que, para continuar existindo, precisa se tornar sustentável.

Atualmente, produzimos cerca de quatro reportagens especiais mensalmente, além de notícias e postagens diárias em nossas redes sociais. Temos o objetivo de intensificar o fluxo de conteúdos, diversificar os formatos e podermos, futuramente, nos dedicar exclusivamente a esse projeto. Mas isso só será possível com o seu apoio.

Nós, Afonso Ribas, Karina Costa e Victória Lôbo, cofundadores do Conquista Repórter, ainda não temos como nos manter sem um trabalho formal, o que nos impede de dedicar mais tempo ao site. Temos o objetivo de nos tornar independentes financeiramente com o CR para, assim, colocar em prática todas as nossas ideias, planos e sonhos que visam melhorar ainda mais o jornalismo local e oferecer informação gratuita e de qualidade para todos os cidadãos conquistenses.

Um pouco mais sobre nosso trabalho

Nós somos jornalistas formados pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e temos o intuito de produzir e difundir informações sérias, apuradas e que estejam a serviço da população conquistense. Acreditamos no potencial transformador do jornalismo e sabemos que as nossas produções podem auxiliar na formação de cidadãs e cidadãos críticos. Antes de lançar o Conquista Repórter, tivemos uma forte atuação no site Avoador, onde produzimos reportagens de grande repercussão como Cidade Verde deixa quase 50% dos funcionários sem salários em meio à pandemia de covid-19, Da crise do transporte à “Revolta do Buzu”, Blackface em Conquista: histórica prática de racismo é uma realidade e Bar de Vitória da Conquista é denunciado na internet por apologia ao estupro.

No Conquista Repórter, em menos de três meses, já investigamos o funcionamento clandestino de escolas particulares em meio à pandemia da covid-19; fizemos um dossiê acerca do retorno às aulas presenciais em Conquista, expondo a falta de transparência do governo municipal na tomada de decisões junto ao setor privado; mostramos a situação desumana à qual moradores do Acampamento Terra Nobre foram submetidos após ação do Executivo; e denunciamos as diversas problemáticas envolvendo a vacinação contra a covid-19 no município, a fim de cobrar o avanço da imunização. Nosso jornalismo atua em defesa das minorias sociais e a favor do interesse público. Estamos a serviço dos cidadãos e cidadãs conquistenses. E tudo isso é só o começo.

Equipe de fundadores do Conquista Repórter: Victória Lôbo, Afonso Ribas e Karina Costa (da esquerda para a direita). Foto: Conquista Repórter.

Por que apoiar?

Primeiro: você apoia uma mídia livre de amarras políticas e econômicas, que não tem medo de investigar e fiscalizar o poder público e privado, fazendo um jornalismo aprofundado, crítico, responsável e preocupado com os direitos humanos. Consequentemente, ajuda a fortalecer o ecossistema jornalístico local e independente.

Segundo: você possibilita a expansão e a melhoria dos conteúdos aos quais você já tem acesso por meio do Conquista Repórter. Além disso, contribui para que tudo o que produzimos se mantenha ao alcance de toda a população conquistense, de forma gratuita, fazendo com que o bom jornalismo chegue a cada vez mais pessoas.

Terceiro: você valoriza um trabalho que se constitui como um serviço essencial à sociedade, sobretudo numa cidade em que a grande maioria dos veículos de mídia serve a interesses escusos ou unicamente financeiros. Precisamos quebrar essa tradição e você é nosso principal aliado(a). Conheça nossos planos de apoio e recompensas e seja um padrinho ou madrinha do Conquista Repórter!

Para onde esse dinheiro vai?

A produção jornalística tem custos: precisamos viabilizar o nosso deslocamento para a apuração das matérias e expandir a cobertura nas periferias; necessitamos de bons equipamentos para produzir boas fotos, vídeos e áudios. Logo, com a sua ajuda, poderemos investir em melhores computadores, celulares, câmera fotográfica, etc., que contribuirão para aumentar a qualidade dos nossos materiais.

Como empresa, necessitamos do auxílio de assessorias jurídica e contábil. Além disso, temos ainda custos operacionais a pagar: internet, energia, assinaturas de softwares e plataformas como o MailChimp, por onde enviamos a nossa newsletter, entre outras despesas. Ainda pretendemos contratar, a longo prazo, novos colaboradores e pagar valores justos pelo trabalho prestado ao jornalismo conquistense.

Consideramos de extrema importância, ainda, continuar sempre em formação, fazendo cursos de aperfeiçoamento profissional. E é nisso tudo que você vai investir, acompanhando o crescimento do Conquista Repórter de perto e recebendo conteúdo e informação de qualidade.

Gosta do nosso trabalho? Então considere apoiar o Conquista Repórter. Doe qualquer valor pela chave PIX 77999214805 ou assine a nossa campanha de financiamento coletivo no Catarse. Assim, você nos ajuda a fortalecer o jornalismo independente que Vitória da Conquista precisa e merece!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • some
  • Somos uma organização de mídia independente que produz jornalismo local em defesa dos direitos humanos e da democracia no sertão baiano.
  • Apoie

© 2021-2024 | Conquista Repórter. Todos os direitos reservados.