Alta velocidade e risco de acidentes na Avenida Laura Nunes preocupam moradores do bairro Boa Vista

Por - 12 de abril de 2022

Radares instalados pela Prefeitura Municipal começam a registrar infrações na via a partir desta quarta, 13. Buracos também são um problema na localidade.

Acidentes de trânsito, buracos e falta de sinalização são problemas que levam a Avenida Laura Nunes, localizada no bairro Boa Vista, em Vitória da Conquista, a ser protagonista de notícias e de indicações na Câmara Municipal de Vereadores. Os riscos gerados pelo atual estado da via e pela alta velocidade de motoristas têm sido denunciados de forma recorrente por moradoras do bairro.

Recentemente, a Prefeitura Municipal instalou radares no local. Entretanto, a medida ainda não parece resolver a situação. Para Ana Caroline Sousa, “colocaram um radar no começo dela [da avenida] para ‘inglês ver’, quem mora perto sabe o perigo que é todos os dias”.

Adriana Amorim, que também mora no bairro, conta que a região, por ainda ter muitos terrenos sem construções, também não tem calçadas. Segundo ela, até passear com o cachorro é perigoso. “Como é uma pista reta, os carros andam em alta velocidade”, explica, destacando que deve ser ainda mais difícil para um cadeirante se locomover na localidade.

No último dia 31 de março, um acidente com um motociclista foi filmado por uma câmera de segurança presente na Avenida. No cruzamento da Laura Nunes com a 6ª avenida, a moto colidiu com uma van e o piloto foi arremessado.

Já no dia 12 do mesmo mês, em uma batida entre carro e moto, outro motociclista ficou com uma fratura exposta. E esses são apenas alguns exemplos de acidentes ocorridos no local que foram documentados por diversos jornais locais e até mesmo nacionais.

Diversas indicações foram feitas pela Câmara Municipal solicitando que a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) faça melhorias na avenida. A mais recente, registrada no dia 5 de abril, como ação do mandato do vereador Nildo Freitas, pede manutenção da sinalização horizontal no cruzamento com a 6ª avenida.

Os radares instalados no local só começarão a registrar infrações a partir desta quarta-feira, 13, e a velocidade máxima permitida é de 40 quilômetros por hora. Em nota enviada ao Conquista Repórter, a Secretaria de Mobilidade Urbana afirmou que “os condutores ainda estão se adaptando ao radar instalado e devem reduzir a velocidade no local”. Ainda segundo o órgão, será instalado mais um radar na via.

Buracos também são um problema

No dia 17 de março, o vereador Nildo Freitas solicitou a realização de uma operação tapa buracos na Avenida Laura Nunes. Esse é outro fator que causa acidentes na localidade. A moradora Ana Caroline relatou à nossa reportagem que existe um buraco em uma das esquinas que dá acesso à avenida no qual algumas pessoas já caíram, inclusive ela.

Um desses acidentes foi documentado por uma cidadã pelos stories do Instagram. As imagens enviadas ao Conquista Repórter mostram que o pneu de um carro ficou preso no buraco, que tinha uma palha de árvore como uma tentativa de sinalização. A mesma situação, entretanto, é recorrente em toda a extensão da avenida.

Sobre os buracos, a Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra) “informou que está realizando as obras de manutenção do pavimento viário em muitas vias da cidade e a Avenida Laura Nunes será contemplada em breve”.

Erramos:

Às 16h18 do dia 13 de abril de 2022, o nome da moradora do bairro Boa Vista foi alterado. Onde lia-se ”Ane Caroline de Souza”, lê-se ”Ana Caroline Sousa”.

Foto de Capa: Blog do Anderson

Gosta do nosso trabalho? Então considere apoiar o Conquista Repórter. Doe qualquer valor pela chave PIX 77999214805 ou assine a nossa campanha de financiamento coletivo no Catarse. Assim, você nos ajuda a fortalecer o jornalismo independente que Vitória da Conquista precisa e merece!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • some
  • Somos uma organização de mídia independente que produz jornalismo local em defesa dos direitos humanos e da democracia no sertão baiano.
  • Apoie

© 2021-2024 | Conquista Repórter. Todos os direitos reservados.