UESB realiza encontro para debater o acesso de pessoas trans ao ensino superior

Por - 5 de julho de 2023

A atividade está aberta para pessoas que já se formaram, estudam ou desejam ingressar em um dos 47 cursos de graduação disponibilizados nos três campi da universidade.

O acesso de pessoas trans aos cursos de graduação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) será tema de encontro promovido pela instituição na próxima terça-feira, 11 de julho, às 19h. Realizada por meio da Pró-Reitoria de Ações Afirmativas, Permanência e Assistência Estudantil (Proapa) e da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), a ação acontecerá de forma online, através da plataforma Google Meet.

Para participar do diálogo, é necessário preencher um formulário de inscrição disponível na página da Proapa no Instagram até esta sexta-feira, 7. As pessoas inscritas receberão o link do encontro via e-mail. Além disso, em caso de dúvidas, é possível entrar em contato com a Pró-Reitoria via whatsapp, adicionando o número (77) 3424-8699.

A atividade está aberta para pessoas trans que já se formaram, estudam ou desejam ingressar em um dos 47 cursos de graduação disponibilizados nos três campi da UESB, localizados nos municípios de Jequié, Itapetinga e Vitória da Conquista.

https://www.instagram.com/p/CuSTQINOhUb/?igshid=MzRlODBiNWFlZA==

De acordo com o Instituto Brasileiro Trans de Educação (IBTE), na Bahia, apenas cinco universidades destinam vagas para possibilitar o acesso de pessoas trans e travestis à graduação: Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e a Universidade Federal da Bahia (UFBA). 

A UESB ainda não possui um sistema de cotas destinado especificamente à população trans. O encontro do próximo dia 11 de julho é uma tentativa de debater ações afirmativas de acesso ao ensino superior para essa comunidade.

Foto de capa: Unsplash.

IMPORTANTE! Contamos com seu apoio para continuar produzindo jornalismo local de qualidade no interior baiano. Doe para o Conquista Repórter através da chave PIX 77999214805. Os recursos arrecadados são utilizados, principalmente, para custos com manutenção, segurança e hospedagem do site, deslocamento para apurações, entre outras despesas operacionais. Você pode nos ajudar hoje?

Foram doações dos nossos leitores e leitoras, por exemplo, que nos ajudaram a manter o site no ar em 2023, após sofrermos um ataque hacker. Faça parte dessa corrente de solidariedade e contribua para que o nosso trabalho em defesa dos direitos humanos e da democracia no âmbito regional sobreviva e se fortaleça! Clique aqui para saber mais.

  • some
  • Somos uma organização de mídia independente que produz jornalismo local em defesa dos direitos humanos e da democracia no sertão baiano.
  • Apoie

© 2021-2024 | Conquista Repórter. Todos os direitos reservados.