Saiba o que acontece em Vitória da Conquista em celebração ao 8 de Março

Por - 6 de março de 2024

A programação inclui ato político, palestras, apresentações culturais e oferta de serviços de utilidade pública com foco na população feminina.

Definido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975, o Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, é um marco histórico que simboliza a luta de mulheres por direitos fundamentais e contra o patriarcado no sistema capitalista. Em Vitória da Conquista, a partir da sexta-feira, 8, serão realizados eventos com o intuito de celebrar o protagonismo feminino e denunciar a violência de gênero. Confira abaixo a programação, que inclui ato político, manifestações culturais e orientação jurídica em diferentes espaços da capital do sudoeste baiano.

Mulheres Vivas pela Democracia | Esse é o tema da 5ª Marcha de Mulheres de Vitória da Conquista, que acontecerá na sexta-feira, 8, a partir das 8h, com concentração na Praça Barão do Rio Branco, no Centro. Coletivos, sociedade civil, movimentos sociais, partidos políticos, sindicatos e outras entidades vão ocupar as ruas para reivindicar mais mulheres nos espaços de tomada de decisão, além de políticas públicas para o combate à violência de gênero. O ato também será realizado em solidariedade ao povo palestino.

Para Todas as Mulheres | No Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, o Instituto Tear realizará uma programação especial com palestras, feira de artesanato, shows, oficinas de dança, rodas de conversa, exposição fotográfica e outras atividades em celebração ao mês da mulher. Serão dois dias, 8 e 9 de março, para deixar em evidência a potência feminina. A entrada é gratuita, com direito à certificado de participação para algumas ações. Os ingressos podem ser adquiridos de forma online.

Todos os Direitos para todas as Mulheres | A partir das 8h30, na sexta-feira, 8, o Centro Cultural Glauber Rocha, na zona oeste de Vitória da Conquista, receberá o evento da Prefeitura Municipal em homenagem às mulheres. No espaço, serão realizadas apresentações culturais e esportivas, como rodas de samba, canto coral, desfiles de moda, krav magá e capoeira. Além disso, serão ofertados serviços de utilidade pública, a exemplo de atendimentos médicos e orientações para microempreendedoras individuais.

Sessão Especial da Câmara Municipal | Na manhã do dia 8 de março, no plenário da Câmara de Vereadores, haverá a tradicional entrega do Diploma Mulher Cidadã Loreta Valadares, honraria concedida a mulheres que tenham prestado ou oferecem contribuição relevante às questões de gênero na cidade. Por meio da Resolução nº 41/2005, a sessão especial acontece, anualmente, na semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher.

Empodera Ela | Esse é o nome da loja colaborativa aberta no Boulevard Shopping para dar visibilidade ao trabalho de empreendedoras locais. Até o domingo, 10 de março, o espaço irá expor produtos e marcas de mulheres, o que inclui cosméticos naturais, peças de vestuário personalizadas, confeitaria artesanal e alimentação saudável. No Instagram do shopping (@boulevardconquista), as pessoas poderão conhecer as histórias das empreendedoras e seus negócios por meio de publicações feitas durante esta semana.

Foto de capa: Pixabay.

Gosta do nosso trabalho? Então considere apoiar o Conquista Repórter. Doe qualquer valor pela chave PIX 77999214805 ou assine a nossa campanha de financiamento coletivo no Catarse. Assim, você nos ajuda a fortalecer o jornalismo independente que Vitória da Conquista precisa e merece!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • some
  • Somos uma organização de mídia independente que produz jornalismo local em defesa dos direitos humanos e da democracia no sertão baiano.
  • Apoie

© 2021-2024 | Conquista Repórter. Todos os direitos reservados.